Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poluição

Lago do Kasato Maru amanhece com peixes mortos e forte odor

Suspeita é de que descarte irregular de esgoto tenha causado a morte dos peixes e o forte odor

25 de Outubro de 2021 às 13:38
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Imagens foram enviadas por morador do Jardim Faculdade.
Imagens foram enviadas por morador do Jardim Faculdade. (Crédito: Cortesia)

Matéria atualizada às 19h46 desta segunda-feira (25)

Imagens enviadas por um morador da rua Capitão Grandino, no Jardim Faculdade, mostram o que parece ser um descarte irregular de esgoto, nas águas do lago do parque Kasato Maru.

De acordo com o morador, o esgoto está sendo despejado no lago há pelo menos uma semana, mas nos últimos dois dias, a situação piorou. Nesta segunda-feira (25) ao caminhar no parque, o morador deparou-se com inúmeros peixes mortos e urubus, além do forte odor que permanece na praça.

Ele conta que está há dois dias tentando contato com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Sorocaba. “Até para a polícia ambiental eu liguei, e me disseram que é responsabilidade da Prefeitura (de Sorocaba)”.

Segundo o morador, os canais de atendimento da prefeitura não retornaram sua denúncia: “Tentei reclamar no site, na prefeitura, fiquei quase uma hora ao telefone, caiu a ligação e ninguém tomou providência, o resultado está aí, essa mortandade de peixes, o ar insuportável. Um cartão postal de Sorocaba danificado pelo descaso”, desabafa.

Casos recorrentes

Não é a primeira vez que isso ocorre na região. Em dezembro de 2020, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) retirou 350 quilos de peixes do lago do parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Os peixes apareceram mortos após descarte irregular de produto químico. O despejo do material diminuiu a quantidade de oxigênio na água e causou a mortandade dos peixes.

Na época do ocorrido, o Saae fez o trabalho de sucção do produto. A suspeita era de que um caminhão jogou o material em um bueiro na rodovia Raposo Tavares (SP-270), nas proximidades do Campolim.

O Saae de Sorocaba informou que constatou a ocorrência de escape de esgoto no parque Kasato Maru, no sábado (23), e a manutenção foi realizada de imediato. Os trabalhos foram finalizados no período da tarde do mesmo dia. A autarquia avaliou que o escape ocasionado possa ser decorrente de entupimento de outra rede existente no entorno do parque, mas que já foi igualmente reparada. Sobre alguns peixes encontrados mortos no lago, a Sema realizará as análises necessárias para identificar a causa. O Saae está fazendo o monitoramento diário do lago, para acompanhar a situação e evitar novos incidentes. (Virgínia Kleinhappel Valio)

Galeria

Confira a galeria de fotos