Buscar no Cruzeiro

Buscar

Capacitação profissional

Secid, Sebrae e Rotary oferecem cursos de qualificação profissional a usuários dos CRASs

São vários os cursos oferecidos gratuitamente para a população

24 de Outubro de 2021 às 14:14
Cruzeiro do Sul [email protected]
Secid, Sebrae Sorocaba e Rotary oferecem cursos de qualificação profissional a usuários dos CRASs.
Secid, Sebrae Sorocaba e Rotary oferecem cursos de qualificação profissional a usuários dos CRASs. (Crédito: Divulgação)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), vem realizando uma série de parcerias com o Sebrae Sorocaba, que tornam possível a qualificação profissional de munícipes usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs). São vários os cursos oferecidos gratuitamente para a população.

Para muitos, trata-se de uma nova oportunidade de geração de renda. Além disso, os certificados profissionalizantes emitidos pelo Sebrae garantem melhor aceitação no mercado de trabalho. “Vemos também que muitas mulheres se sentem valorizadas e empoderas ao ter a chance de exercer uma profissão”, revela Ângela Domingues, coordenadora do CRAS Nova Esperança.

Nesta unidade, já foram oferecidos os cursos de “Alongamento de Unhas”, “Bolos e Tortas” e de “Unhas Artísticas”, com um total de 44 alunas. Além desses, o curso de “Depilação Facial com Linha” terá início nos próximos dias e o de “Montagem de Bijuterias” acontecerá em dezembro, com inscrições até o dia 19 de novembro.

“É uma excelente oportunidade de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizado para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos munícipes. Escolhemos os cursos a partir do interesse da comunidade. E o fato de os cursos serem oferecidos em um equipamento que fica próximo às pessoas, nos bairros, facilita muito”, conclui Ângela.

“Nós nos esforçamos bastante para conseguir essa parceria junto ao Sebrae, pensando em facilitar o acesso da população a vagas de emprego ou em preparar essas pessoas para o empreendedorismo”, ressalta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

A ideia é proporcionar os cursos em todas as unidades da rede CRAS. No CRAS Laranjeiras, por exemplo, também estão abertas inscrições para os cursos de Cuidador de crianças de 2 a 6 anos (aulas de 9 a 23/11) e de Gestão (aulas dias 24 e 25/11), de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Em mais uma parceria com o Sebrae, o CRAS Laranjeiras também proporcionará cursos profissionalizantes, na área da beleza, dirigidos ao público LGBT em situação de vulnerabilidade. Estão programados os cursos de “Alongamento de Unhas” (3 a 26/11 e 29/11 a 1/12, das 13h às 17h); “Esmaltação em Gel” (22 a 26/11, das 8h às 12h) e “Depilação Facial com Linha”, com aulas na Uniten (de 1 a 14/12, das 14h às 18h). Inscrições, pelo link: https://forms.gle/SZxruRkBXJPyvdjg6.

Curso por WhatsApp

Além do Sebrae, outras instituições, como o Espro (Ensino Social Profissionalizante), do Rotary, estão empenhadas em auxiliar esse público e contribuir para a geração de renda.

No CRAS Carandá, 25 famílias tiveram a oportunidade de participar de uma oficina voltada para a geração de renda com a produção de produtos de limpeza sustentáveis. A atividade foi feita, de forma virtual, utilizando o aplicativo WhatsApp.

Os kits contendo toda a matéria-prima necessária para o curso foram disponibilizados pelo Espro, entidade fundada pelo Rotary Club São Paulo. Os participantes puderam aprender a produzir sabonete líquido, pasta para arear panelas e sabão líquido. (Da Redação, com informações da Secom/Sorocaba)