Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Paulo

Eventos poderão ter 100% de público a partir do dia 1º

Atividades esportivas, culturais e de lazer estão incluídas na liberação

23 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS)

A partir de 1º de novembro, os eventos esportivos, culturais e de lazer poderão utilizar até 100% da capacidade do local, respeitando as regras sanitárias e as medidas já adotadas para as partidas de futebol nos estádios, determinadas pelo governo estadual.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que continuará seguindo as determinações do Plano São Paulo, do Governo do Estado, quanto à presença de público em eventos culturais, esportivos e de lazer, além das medidas de proteção sanitária contra a Covid-19, para a retomada gradativa e segura das atividades.

Conforme a determinação do governo estadual, shows, espetáculos, atividades de entretenimento e demais modalidades esportivas já puderam ampliar gradativamente o número de espectadores e participantes no decorrer deste mês, respeitando normas sanitárias e limites de ocupação dos espaços indicados pelo Comitê Científico de São Paulo.

Até o dia 15 de outubro, por exemplo, a ocupação era de até 30%. Já entre os dias 16 e 31 deste mês, é de até 50%. E a partir de 1º de novembro, poderá ser utilizada até 100% da capacidade do local, respeitando as regras sanitárias.

Para entrada e participação nestes eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, ou dose única da Janssen. Também precisarão disponibilizar álcool em gel 70% em locais de fácil acesso ao público.

Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19 do tipo PCR realizado em até 48 horas antes do ingresso no evento, ou um teste negativo de antígeno realizado nas últimas 24 horas. Também será preciso utilizar máscara de proteção facial durante a permanência no espaço e há a recomendação de distanciamento entre as pessoas.

“Temos que levar em conta os critérios que são fundamentais para a retomada de grandes eventos com controle de público. O primeiro é a vacinação completa ou, pelo menos, a primeira dose e um teste de Covid-19 negativo. A segunda condição é que o uso de máscara continue sendo obrigatório nessas situações”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico.

“Para o setor de eventos é muito importante essa retomada, era uma expectativa que já se tinha de como seria o passo a passo”, destacou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

As orientações para a retomada de grandes eventos com controle de público partiram das análises do Comitê Científico do Governo do Estado, que seguirá monitorando e apoiando a gestão para o combate à pandemia e a retomada segura das atividades socioeconômicas.

Sem vacina não entra

Desde o último dia 27 de setembro, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingressar os prédios do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), incluindo o Fórum de Sorocaba. A determinação vale para todo o Estado de São Paulo.

O impedimento está baseado em determinação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São paulo (TJ-SP), desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. (Ana Cláudia Martins)