Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Escuta Especializada é lançada oficialmente

22 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Ato foi realizado no auditório do hospital do Gpaci, onde funciona o serviço.
Ato foi realizado no auditório do hospital do Gpaci, onde funciona o serviço. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Prefeitura de Sorocaba lançou oficialmente ontem (21) o serviço de Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e abuso sexual. O ato ocorreu no auditório do hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci). O serviço já As informações, incluindo dados de atendimento do serviço, foram antecipados na edição de ontem (20), do Cruzeiro do Sul.

O atendimento resulta de uma parceria entre as secretarias da Cidadania (Secid) e da Saúde (SES) com o hospital do Gpaci, contanto também com a participação do Ministério Público, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA). O serviço é inédito no município e pioneiro em todo o estado de São Paulo.

A Escuta Especializada é feita por uma equipe técnica especializada, incluindo médicos, assistentes sociais e psicólogos. O intuito é que as crianças ou adolescentes atendidos relatem uma única vez a situação vivenciada e recebam todos os encaminhamentos necessários, sem precisar reviver o trauma da violência sofrida ou presenciada, ao contarem repetidas vezes o ocorrido. Os casos chegam encaminhados pelo Conselho Tutelar, mas também podem ser encaminhados por escolas, pela rede de atendimento em saúde, Delegacia de Defesa da Mulher, entre outros serviços.

O serviço estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, sempre pronta a receber todos os casos que chegarem e dar pronta resposta às necessidades das crianças e dos adolescentes assistidos.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) participou da cerimônia que oficializou o novo serviço. Ao seu lado estiveram presentes os secretários da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, e da Cidadania, Clayton Lustosa, além do vereador Fernando Dini, representando a Câmara Municipal, da promotora da Infância e Juventude, Cristina Palma, do presidente do Conselho Deliberativo do Gpaci, Lázaro Paulo Escanhoela Jr., presidente do Conselho de Administração do Gpaci, Maria Lúcia Neiva de Lima, da vice-presidente do Conselho, Gláucia Blazeck, e da presidente do CMDCA, Angélica Lacerda. (Da Redação)