Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feriado

Cemitérios Municipais têm programação especial no Dia de Finados

Os locais estão sendo totalmente revitalizados pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras

21 de Outubro de 2021 às 21:48
Cruzeiro do Sul [email protected]
A expectativa é de que aproximadamente 40 a 45 mil pessoas visitem os quatro cemitérios ao longo de todo o dia
A expectativa é de que aproximadamente 40 a 45 mil pessoas visitem os quatro cemitérios ao longo de todo o dia (Crédito: Divulgação / Secom Sorocaba)

Os quatro cemitérios municipais de Sorocaba terão programação especial no Dia de Finados, em 2 de novembro, para receber a população, funcionando no horário normal de atendimento, das 8h às 17h, bem como na segunda-feira (1º) e no fim de semana que antecede à data.

Os locais estão sendo totalmente revitalizados pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), e as obras de reforma, manutenção e limpeza estarão concluídas até o dia 30 de outubro.

Os cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), Consolação (Vila Haro), Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) terão programação especial no feriado, de modo a acolher todos que irão prestar condolências na data. Em cada um deles, violinistas recepcionarão os visitantes, enquanto equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) farão a distribuição de mudas de árvores para plantio, em simbologia à esperança e continuidade da vida.

Também, em frente à entrada principal de cada cemitério, colaboradores da Ossel distribuirão álcool em gel e duas fitas simbólicas, nas quais cada pessoa poderá escrever mensagens, inclusive, para homenagear seus entes queridos. Uma das fitas será devolvida à equipe da Ossel, para compor uma grande obra, que será exposta na sede na empresa. Já, a ação da Ofebas consistirá na entrega de plantas ornamentais, igualmente simbólicas.

Equipes da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, vão orientar os visitantes nos locais quanto ao uso obrigatório de máscara de proteção facial e recomendar a utilização de álcool em gel, bem como que mantenham o distanciamento social. A orientação, ainda, é de que cada pessoa leve garrafa própria de água e adote medidas para proteger-se, em caso de sol forte, como o uso de boné, chapéu e protetor solar, por exemplo.

De acordo com o número de visitantes verificado em anos anteriores, a expectativa é de que aproximadamente 40 a 45 mil pessoas visitem os quatro cemitérios, ao longo de todo o dia. A Serpo sugere que os munícipes que visitarão os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico para obter a localização exata da sepultura de seu ente querido e, assim, ter mais comodidade, evitando fila na administração do cemitério.

Devido ao grande mutirão de reformas, manutenção e limpeza realizado pela Prefeitura de Sorocaba nos cemitérios públicos da cidade, visando melhorias no atendimento à população, os serviços de reparo e limpeza em jazigos promovidos pelos cidadãos estarão temporariamente suspensos a partir desta sexta-feira (22), retornando normalmente após o Dia de Finados.

“Os quatro cemitérios estarão totalmente preparados para receber o público no Dia de Finados. Mesmo com as reformas, as visitas aos quatro cemitérios ocorrem normalmente e fica a orientação para quem puder, principalmente aqueles que têm dificuldade de mobilidade, antecipar a visita, como forma de evitar a concentração do público no feriado”, destaca o secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.

A Serpo reforça, ainda, que as unidades da Casa do Cidadão seguem recebendo as solicitações de serviços referentes aos jazigos, que igualmente serão retomados logo após o Dia de Finados. Outras informações, tais como localização dos cemitérios municipais e contatos, podem ser acessadas aqui.

Cuidados preventivos

A Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, ressalta a importância de ações preventivas para que se evite o surgimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Para tanto, as flores devem ser levadas aos cemitérios sem sacos plásticos ou papel celofane. Outra medida importante é não utilizar pratos de vasos de plantas. O ideal é optar por vasos com furos embaixo, para escoar a água, ou pôr flores artificiais, se assim preferido.

A programação de cerimônias religiosas está sendo definida e será divulgada em breve. Isso porque o prazo de chamamento das instituições religiosas interessadas em utilizar os espaços disponíveis, nos quatro cemitérios, segue em aberto até esta sexta-feira (22). A solicitação deve ser feita, exclusivamente, via e-mail: cemité[email protected], indicando o cemitério, o nome da instituição, o responsável pela cerimônia, o horário requerido para o ato, telefone e e-mail para contato. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)