Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Após aulas virtuais, Tatuí recebe oficinas de fotografia

Alunos aprendem técnicas de fotografia e participam de exposição

22 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Projeto híbrido ofereceu aulas on-line e agora visita as cidades contempladas.
Projeto híbrido ofereceu aulas on-line e agora visita as cidades contempladas. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta: esta é a missão dada aos alunos de diversas escolas públicas em cidades do interior de São Paulo pelo projeto FotoItineirante. Apresentada pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, a ação cultural, realizada pela Ong ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece de 20 a 25 de outubro. Hoje, o projeto visita a cidade de Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Além de abordar questões técnicas para produzir uma foto, as aulas virtuais também promovem desafios fotográficos sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de despertar em cada aluno a possibilidade de usar a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.

“Adaptamos a primeira parte da oficina fotográfica no formato virtual para acompanhar a nova rotina dos alunos em tempos de pandemia. Neste próximo semestre, momento em que as escolas se adaptam às aulas presenciais, é uma oportunidade de encerrar o ciclo das atividades de uma forma mais completa”, conta Andreza Portela, coordenadora do projeto.

Circuito Cultural

Nestes encontros, o caminhão da fotografia da Ong percorre as cidades de Capela do Alto, Alambari, Sarutaiá e Tatuí -- municípios sob influência das rodovias administradas pela CCR SPVias --, com uma série de atividades interativas e entrega das fotografias impressas já produzidas pelos alunos, fruto das atividades realizadas pela oficina de fotografia on-line, disponibilizada pela Ong no primeiro semestre.

Uma das atividades acontece dentro da unidade móvel: no caminhão, os alunos entram na câmera escura, um ambiente que simula como funciona uma câmera fotográfica por dentro. É um momento cheio de surpresas e descobertas, em que os alunos aprendem, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz.

Já as fotografias realizadas pelos alunos durante a oficina on-line são impressas e transformadas em uma linda exposição. Ela estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos. (Da Redação)