Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Hub UniQ permite operação de alta performance para sistema BRT

Operação de ônibus concentrada em uma única tela possibilita que situações sejam resolvidas de forma remota via central, tablet ou smartphone

21 de Outubro de 2021 às 09:11
Da Redação [email protected]
Plataforma de embarque de ônibus do BRT na Avenida Itavuvu em Sorocaba. Crédito da Foto: Vinicius Fonseca (13/08/2020)
Plataforma de embarque de ônibus do BRT na Avenida Itavuvu em Sorocaba (Crédito: Vinicius Fonseca (13/08/2020))

A operação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) Sorocaba é uma rede de dados que possui uma gestão fácil e eficiente concentrada em uma única interface por meio da solução Hub UniQ. Ao todo, 16 soluções inteligentes conectam dispositivos de câmeras, catracas, sensores, painéis eletrônicos, wi-fi, telemetria, GPS, além dos sistemas de áudio e vídeo.

O Hub UniQ é uma plataforma que unifica todos os sistemas e dispositivos existentes para o controle operacional do transporte coletivo de forma inteligente. O sistema monitora todos os dispositivos integrados, gerenciando-os, detectando eventuais problemas e emitindo alertas. Sendo possível, controlá-los por meio de uma central ou até mesmo por um tablet ou smartphone, o que permite intervenções remotas e agilidade nas resoluções.

De acordo com Fernando Cesar, CEO da UniQ, a plataforma oferece uma padronização da informação e assertividade para a gestão do transporte coletivo. ”Essa é uma vantagem primordial. Com essa solução, tanto a concessionária que opera o sistema como o agente fiscalizador tem acesso a mesma informação. A transparência e clareza nos dados facilita o dia-dia de ambos os lados. A mobilidade urbana ganha com a inovação e a melhoria nos processos de gestão. Tudo isso, com segurança e confidencialidade de dados”, explica.

Para os passageiros que utilizam o sistema BRT é possível usar o wi-fi nos ônibus/terminais, ter acessibilidade e facilidade para embarque e desembarque, previsibilidade de quando o próximo ônibus vai chegar, receber orientações nos painéis informativos ou até mesmo o auxílio sonoro emitido nas estações. Somado a isso, o Hub monitora o interior dos veículos, estações e terminais proporcionando um ambiente mais seguro para quem usa o transporte coletivo. 

Para Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, o uso de uma única tela para a gestão da operação trouxe mais objetividade e eficiência na performance. “Ter essa assertividade nos gerou ganhos positivos com a otimização de custos e uma gestão detalhada. Desta forma, melhoramos a qualidade do serviço e temos o aumento da satisfação do passageiro ao utilizar o transporte público. O Hub é o cérebro que tudo sabe, tudo vê e que gera informação de modo simples, objetivo e com resolutividade. Ele trouxe a inovação para a mobilidade urbana e outras cidades podem se inspirar no que estamos fazendo em Sorocaba”, conclui Ferreira.