Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Zoológico faz 53 anos com festa e ganha aplicativo

Seis espécies de animais ganharam bolos e presentes dos tratadores

21 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
O lobo-guará foi um dos agraciados com
O lobo-guará foi um dos agraciados com "mimos" nos recintos. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA (20/10/2021))

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB), um dos principais cartões-postais de Sorocaba, completou ontem (20) seus 53 anos de existência. Para celebrar essa data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), lançou o aplicativo educativo Zoo Sorocaba, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação de Games e Aplicativos (Liga), do Centro Universitário Facens. Além disso, o público pode acompanhar a entrega de bolos e presentes a seis espécies de animais.

Inaugurado em 20 de outubro de 1968, o Quinzinho é classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. O parque municipal possui cerca de 1.000 animais de 250 espécies e, além do lazer ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Com a entrega de bolos e presentes aos animais, o intuito foi de apresentar aos visitantes mais informações sobre algumas das espécies e um dos importantes trabalhos desenvolvido no parque, que é o bem-estar animal.

Seis espécies de animais ganharam parabéns e “mimos”, nos próprios recintos: arara-canindé, elefante, hipopótamo, lobo-guará, muriqui-do-sul e macaco-aranha. Chamados de enriquecimento ambiental, são alimentos e objetos preparados de forma especial pelos tratadores dos animais e pelos funcionários do Setor de Nutrição do parque, com o intuito de promover o bem-estar animal, que é uma das principais funções do zoológico. Todos os mimos foram preparados com alimentos que fazem parte da dieta de cada espécie.

As araras-canindés, por exemplo, receberam um varal de frutas picadas. Já, os exemplares de muriqui-do-sul ganharam um bolo confeccionado com frutas e ração dos primatas, além de presentes com frutas picadas e feno.

Sobre o app

O usuário do app do zoológico pode utilizar a ferramenta de duas formas. No modo explorador, o visitante explora o espaço, acessando os QR Codes disponibilizados nas placas dos recintos de cada animal. Eles códigos liberam figurinhas e informações sobre cada habitante do espaço. Dentro desta opção, há um álbum de figurinhas para ser completado a cada QR Code descoberto. Há figurinhas raras de animais que visitam esporadicamente o zoológico ou que ficam disponíveis no recinto periodicamente, em decorrência de gestações, por exemplo.

Já no modo aventureiro, o aplicativo transforma a visita ao zoo em um game repleto de missões. A cada nova etapa, o visitante é direcionado para um recinto diferente, onde recolhe mais informações, figurinhas e um novo direcionamento. O usuário tem a possibilidade de conhecer locais não tão visíveis do zoológico e ter contato com animais diferentes. O objetivo também é o preenchimento do álbum de animais.

O aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas de aplicativos em celulares que utilizam os sistemas Android ou iOS. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)