Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Moradores do Wanel Ville reclamam do lixo na rua

20 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Segundo eles, os contêineres do bairro não são suficientes.
Segundo eles, os contêineres do bairro não são suficientes. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O lixo espalhado pelas ruas do bairro Wanel Ville, zona oeste de Sorocaba, tem tirado o sossego de moradores há alguns meses. Quem passa pelos locais tem de aguentar o mau cheiro, além de se deparar com a sujeira no meio do caminho.

De acordo com os reclamantes, a quantidade de contêineres não é suficiente para abrigar todo o lixo -- são 227 para o bairro, segundo a Prefeitura de Sorocaba. Outro ponto seria a baixa frequência em que a coleta é realizada nas imediações. A Prefeitura informou que a coleta ocorre três vezes por semana -- às terças, quintas e sábados.

A situação é mais grave na avenida Elias Maluf. Aos fins de semana, o trecho entre o supermercado Santo e o condomínio residencial Varanda Ville fica cheio de lixo. O forte cheiro atrai cães, que bagunçam e espalham os resíduos pelas vias.

O comerciante Luiz Carlos Cunha, de 51 anos, é um dos moradores que se indigna com a situação. “O canteiro central virou bagunça. Fica com mau cheiro, sem contar a poluição visual. É simplesmente uma vergonha. Tem de colocar mais contêineres aqui. A demanda de lixo é muito grande para o fim de semana. Os bares e lanchonetes ficam lotados e ocorre muito descarte de lixo”, conta. Ele também disse que já entrou em contato com a empresa responsável pelos contêineres, mas não houve solução.

Questionada, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou que a quantidade de contêineres de 1.000 litros disponível no bairro está dentro da demanda projetada. Disse, ainda, que há registros de denúncias de munícipes sobre dispositivos que têm sido revirados. Para tomar as devidas providências, informou que fiscais da Serpo serão encaminhados ao local para avaliar a situação.

A Serpo informa que denúncias referentes a irregularidades no descarte de lixo domiciliar podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, além do WhatsApp (15) 99129-2426. (Da Redação)