Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura tem mais de 330 áreas sem ocupação

19 de Outubro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Site para o cadastro é o http://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/casa-nova/.
Site para o cadastro é o http://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/casa-nova/. (Crédito: REPRODUÇÃO)

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba, Tiago da Guia, afirmou que a Prefeitura de Sorocaba tem mais de 330 terrenos sem ocupação. Parte deles serão usados no programa Casa Nova Sorocaba, sendo o primeiro no Jardim Tropical, na zona oeste de Sorocaba. As afirmações foram dadas durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da Cruzeiro FM 92,3 ontem (18), pela manhã.

O secretário relatou que a grande diferença da nova proposta é a ausência dos governos federal e estadual, já que todo o trabalho é idealizado e realizado pelo município. Ela também destacou que um dos objetos do projeto é a ocupação dos chamados vazios urbanos. “Por incrível que pareça, a Prefeitura de Sorocaba tem mais de 330 terrenos vazios e dando prejuízo”, lembra. A manutenção desses terrenos é citado por ele como uma das formar de gastos do Executivo.

Durante a entrevista. ele voltou a criticar empreendimentos habitacionais populares de Sorocaba, como os residenciais Carandá e Altos do Ipanema. “A população que foi colocada lá foi sem total infraestrutura e ainda sofre com isso até hoje”, diz. “E isso amplia o custo urbano que a gente fala. Todos que pagamos impostos, pagamos para que a infraestrutura chegue até lá. É uma desoneração de todos que pagam por essa falta de planejamento”, afirma.

Ele citou ainda as inovações do programa, como a falta de obrigatória a implantação de vagas de estacionamentos em locais próximos do BRT, por exemplo. Um dos efeitos, conforme ele, seria a redução dos gazes do efeito estufa. Antes mesmo do inicio das obras, as empresas deverão entrar com medidas compensatórias e esse seria outro efeito positivo.

Tiago da Guia também afirmou que a somatória de renda dos membros das famílias é fundamental para a aquisição dos imóveis com subsídio parcial. Conforme ele, como haverá financiamento, com o aumento da renda familiar, as possibilidades de aprovação aumentam.

Cadastro

Desde as 20h de ontem a Prefeitura de Sorocaba reabriu o cadastro habitacional para o Casa Nova Sorocaba. Por volta das 20h10, a reportagem acessou o sistema e tudo estava funcionando. Ao menos 16 campos deveriam ser preenchidos, sendo que ao menos 15 eram obrigatórios, entre eles o Número de Identificação Social (NIS) e a renda do interessando em adquirir o imóvel. A atualização cadastral ainda não está aberta. A expectativa é de que o primeiro sorteio deverá ocorrer em fevereiro.

O site para o cadastro é o http://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/casa-nova/. (Marcel Scinocca)