Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Rede municipal aguarda orientações

19 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Escola Getúlio Vargas, da Rede Municipal
.
Escola Getúlio Vargas, da Rede Municipal . (Crédito: ARQUIVO JCS)

Enquanto as redes estaduais e particulares de Sorocaba já retomaram as aulas presenciais praticamente com quase 100% dos alunos, a rede municipal de Sorocaba ainda não voltou de forma totalmente presencial. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, dos cerca de 60 mil alunos matriculados, mais de 45 mil (75%) já retomaram, presencialmente, mas, seguindo modelo de revezamento de turmas (quando necessário), distanciamento social entre os estudantes e demais protocolos sanitários, conforme decretos vigentes.

Questionada a respeito, a Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba informa que aguarda a publicação (decreto) das novas orientações do governo estadual para atualizar o plano de retorno dos estudantes presencialmente, sempre respeitando os protocolos sanitários.

“Por ora, a aula presencial é facultativa. Caso os pais ou responsáveis optem por não encaminhar o aluno às aulas presencialmente, os estudantes seguem com as Atividades Não Presenciais (ANPs), mantendo o canal de comunicação individual de cada escola com suas respectivas comunidades”, informa a pasta municipal.

Das 175 unidades escolas municipais, seis escolas ainda aguardam a finalização dos reparos para retomar presencialmente e seguem com as aulas de forma remota. “A previsão de conclusão desses reparos é neste mês de novembro”, informa a Sedu.

Lembrando que a rede municipal de ensino parou as aulas presenciais em março do ano passado, e acabou ficando mais de um ano sem a retomada presencial dos alunos. Foram vários aspectos que afetaram a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais da cidade. Além da falta de máscaras por problemas na compra, escolas que necessitaram de reparos e reformas por conta de furtos e atos de vandalismo por ficarem tanto tempo fechadas, vacinação dos profissionais da educação, além dos momentos mais críticos da pandemia da Covid-19.

Araçoiaba: híbrido continua

As escolas municipais de Araçoiaba da Serra continuarão em sistema de ensino híbrido. Por determinação do governo estadual, as cidades que têm Conselho Municipal de Educação dependem da aprovação e regulamentação desse órgão para a escolha da modalidade de ensino a ser aplicada no pós-pandemia.

“Portanto somente as escolas estaduais retornaram com 100% dos alunos com aulas exclusivamente presenciais no município”, informa a Prefeitura de Araçoiaba da Serra. (Ana Cláudia Martins)