Buscar no Cruzeiro

Buscar

Água

Chuvas ajudam a aliviar um pouco o nível da represa de Itupararanga

Rio Sorocaba também apresenta melhora em seu nível, porém, o consumo de água ainda deve ser controlado

18 de Outubro de 2021 às 20:45
Ana Claudia Martins [email protected]
Aos poucos, o rio vai ganhando vida novamente com o nível da bacia se elevando
Aos poucos, o rio vai ganhando vida novamente com o nível da bacia se elevando (Crédito: Fábio Rogério (18/10/2021) )

As chuvas que atingem Sorocaba e cidades da região, desde a última sexta-feira (15), ajudaram a alterar, levemente, o índice do volume útil da represa de Itupararanga, que sofre com a estiagem prolongada dos últimos meses.

Na cidade, o rio Sorocaba também apresentou leve melhora, já que alguns “bancos de areia”, que estavam visíveis no leito do rio foram cobertos pela água. Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover na região até esta quarta-feira (20).

De acordo com dados coletados na manhã desta segunda-feira (18) pela Defesa Civil, o acumulado de chuvas, nos últimos três dias em Sorocaba, totalizou 52 milímetros.

De acordo com a Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão do reservatório, em relação à última sexta, que registrou o nível montante do reservatório de 817,54 msnm, que representa 21,49 % de volume útil, foi registrado um aumento no nível montante nesta segunda (18) de 817,55 msnm representando 21,55 % de volume útil.

Precisa chover mais

Apesar da pequena melhora no índice do reservatório de Itupararanga, a quantidade de chuva ainda nem de longe foi suficiente para amenizar a situação da crise hídrica que atinge pelo menos 10 cidades da região de Sorocaba, que estão em estado de alerta hídrico desde o último dia 27 de setembro, ou seja, há mais de 15 dias.

Os municípios afetados são: Sorocaba, Ibiúna, São Roque, Alumínio, Mairinque, Votorantim, Cerquilho, Salto, Piedade e Laranjal Paulista. Todos eles dependem da água da represa de Itupararanga para o abastecimento de água.

A próxima reunião dos representantes de cidades abastecidas pela represa de Itupararanga, do Comitê de Bacias Hídricas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Ministério Público e Votorantim Energia, está programada para ocorrer na Prefeitura de Sorocaba, às 15h de sexta-feira (22), novamente para discutir a situação hídrica da região.

Racionamento continua

Além disso, pelo menos quatro cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão enfrentando o racionamento de água. Depois de Araçoiaba da Serra, Itu e Salto, a alteração no sistema de distribuição também chegou a Porto Feliz no último dia 8 de outubro.

Em Sorocaba, até o momento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) descarta iniciar o racionamento de água, mas não descarta totalmente que a medida possa ser necessária em breve, caso a situação hídrica se agrave ainda mais, e como último recurso.

A justificativa do Saae Sorocaba é de que a cidade passou a captar água também do Rio Sorocaba, por conta da inauguração da ETA Vitória Régia.

“Não há, no momento, previsão de que Sorocaba adote alguma medida de restrição no abastecimento, pois está sendo possível a captação do volume de água necessário para o suprimento da cidade. O Saae/Sorocaba possui um plano de contingenciamento, no qual estão sendo adotadas todas as medidas necessárias, gradativamente, para a manutenção do abastecimento da população. O sistema é dinâmico e cada medida será implantada no momento em que for exigida. O racionamento de água seria o último recurso”, informa a autarquia.

Chuvas melhoram outros mananciais

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que o Sistema Castelinho/Ferraz opera, nesta segunda-feira (18), com 70% da capacidade total e o Sistema Ipaneminha, com 85%.

“Houve aumento na quantidade armazenada, uma vez que, na quinta-feira (14), Castelinho/Ferraz operava com 55% e Ipaneminha, com 80% da capacidade total.

A autarquia tem promovido, igualmente, a redução da pressão do sistema, em determinados horários do dia, ação que apresenta resultados significativos na diminuição da vazão das represas, assim como o controle ativo dos vazamentos, com rapidez de atendimento aos chamados, dentre outras várias medidas.

Com todas essas medidas adotadas, o Saae/Sorocaba conseguiu atingir uma redução de 93 l/s na captação de água da represa de Itupararanga, via ETA Cerrado. O objetivo é sempre garantir a manutenção do abastecimento público de água com qualidade, durante o atual período de estiagem”, destaca ainda.

População deve economizar

O Saae/Sorocaba já mantém, de forma intensificada, sua campanha de comunicação, divulgada por meio dos veículos da cidade e das atividades de educação ambiental. O trabalho de conscientização do Saae/Sorocaba consiste também, dentre outras ações, em visitas porta a porta nas residências, com abordagem e orientação aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício, além da entrega de folheto educativo, com dicas e instruções.

O mesmo se aplica em flagrantes de desperdício de água, em que o responsável pelo imóvel recebe instruções e orientações sobre o consumo consciente, além de informações sobre o período de estiagem em que se encontra toda a região.

A autarquia também disponibilizou uma nova ferramenta para que a população tenha melhor avaliação e controle do consumo residencial de água. A Calculadora de Consumo de Água está disponível on-line. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos