Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Dezesseis árvores caíram com as fortes chuvas em Sorocaba

Vem mais chuva até quarta-feira, quando, então, ela dá uma folga e o sol reaparece com um pouco mais de intensidade

18 de Outubro de 2021 às 18:52
Cruzeiro do Sul [email protected]
Árvores na cidade não resistiram as rajadas de vento dos últimos dias e caíram
Árvores na cidade não resistiram as rajadas de vento dos últimos dias e caíram (Crédito: Divulgação / Cortesia)

As fortes chuvas que atingiram Sorocaba no final de semana provocaram transtornos em diversas regiões. Os ventos que acompanharam a chuva derrubaram árvores e galhos, porém, de acordo com a Defesa Civil do município, não houve vítimas feridas nem ocorrências de alagamentos. Foram registradas 16 quedas de árvores e três de galhos.

Procurado para informar a quantidade de chuva que caiu entre sexta e domingo passado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que estava com problemas operacionais na estação de Sorocaba, dificultando o levantamento de dados. Contudo, informou que desta segunda-feira (18) até sexta-feira (22), os acumulados de chuva devem ficar na faixa dos 12 aos 45 milímetros, o que deve ocorrer com mais intensidade no período desta segunda e quarta-feira.

Devido à quantidade chuva no fim de semana, os níveis da qualidade do ar melhoraram nesta segunda-feira (18) e ficaram entre 80% e 100%. Já para esta terça-feira (19), a previsão é de chuva durante o dia todo, apesar de o sol aparecer em alguns momentos, porém, acompanhado de muitas nuvens.

O volume de água esperado, segundo o Inmet, é de 12 milímetros. As temperaturas vão cair e o clima vai ficar mais frio. A máxima deve chegar a 16 graus, enquanto a mínima não passa dos 12 graus. A umidade do ar não vai variar muito e deve ficar entre 80% e 90%.

Na quarta-feira (20), a chuva vem com menos intensidade, o dia será nublado, e o sol aparece no período da tarde. Há possibilidade de garoa a qualquer hora do dia. A temperatura máxima fica em 17 graus e a mínima em 11 graus. Devido a isso, a qualidade do ar cai ligeiramente e ficará entre 60% e 95%.

Represa de Itupararanga

Mesmo com tanta chuva, o volume não foi suficiente para abastecer a represa de Itupararanga, que está a cinco centímetros de seu nível mínimo de operação. Em relação à sexta-feira (15), o nível montante do reservatório, que estava em 21,49 % de volume útil, teve um ligeiro aumento, subindo para 21,55%. A porcentagem considerada normal é de 52,95%.

De acordo com a Votorantim Energia, empresa responsável pelo reservatório, medidas emergenciais para desacelerar a aproximação do volume morto da represa estão sendo adotadas.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) registrou um acidente sem vítima no cruzamento da avenida Barão de Tatuí com a rua Salvador Corrêa, na região central. O motorista perdeu o controle do carro e colidiu em um poste.

Na rua Marcílio Dias, houve interdição devido à queda de um muro. Não houve feridos. O trânsito na rua Assis Machado com a rua Teodoro Kaisel, bem como na rua José Tótora com a rua Eugênio Toledo Pereira, e, ainda, na rua Capitão Pedro Tavares com a avenida Luiz Mendes de Almeida, onde houve registros de queda de árvores sem vítimas e de fiação elétrica, foi interditado. Os locais foram devidamente sinalizados e todos os reparos foram concluídos, conforme informações da Prefeitura de Sorocaba. (Da Redação)