Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Evento do Outubro Rosa foi destaque no Parque Campolim na manhã deste domingo (17)

Encontro aconteceu na manhã deste domingo (17), no Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim

18 de Outubro de 2021 às 09:03
Da Redação [email protected]
O encontro aconteceu na manhã deste domingo (17), no Parque
O encontro aconteceu na manhã deste domingo (17), no Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim (Crédito: Divulgação/SECOM)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e em parceria com várias secretarias municipais, organizou um grande evento, com diversas atividades gratuitas, para destacar à população o Outubro Rosa, mês dedicado às ações de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. O encontro aconteceu na manhã deste domingo (17), no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

A programação contou com atividades de ginástica e oficina de basquete feminino, organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes); orientações sobre serviços públicos disponíveis às mulheres, com atividades de relaxamento, alongamento e a distribuição de brindes, tudo isso realizado pela Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher (Cerem); apresentação de dança flamenca, além de jogos de pebolim, xadrez e dama gigantes, promovidos pela Secretaria da Cultura (Secult).

Houve, também, aula de Zumba, com instrutores do Projeto EU, e oficina de pintura com tela compartilhada, oferecida pela “Pintura Solidária”. Além disso, serviços de saúde, tais como: aferição de pressão e glicemia; orientações sobre a saúde da mulher e cuidados para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, organizadas pela Secretaria da Saúde (SES); esclarecimentos sobre atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, prestados pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e foi disponibilizado, também, o Sebrae Móvel, em uma parceria do Sebrae Sorocaba com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

Igualmente aconteceu no local a segunda edição do evento “Onda de Luz”, homenagem realizada pelo projeto Girassol, que apoia pais enlutados devido à perda perinatal em Sorocaba e região. Prestigiando este ato, esteve a vereadora Fernanda Garcia, que falou sobre a importância de tornar o luto gestacional e perinatal mais humanizado e solicitou o apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria da Saúde para tanto, em atenção à chamada Lei Gael.

A Lei nº 12.231, de 1/10/2020, institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, que ocorre anualmente na semana do dia 15 de outubro.

“Este é um mês de conscientização para que todas possam se tocar, fazer o autoexame das mamas e demais exames de prevenção. Agradecemos a todos os parceiros que tornaram este grande evento possível. Lembrando que todo mês é importante para as mulheres se cuidarem, mas o Outubro Rosa é especial nesse sentido”, relembrou a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato.

O prefeito Rodrigo Manga também participou da iniciativa e aproveitou para parabenizar todas as mulheres e todos os envolvidos no Outubro Rosa. “Esta é uma ação extremamente importante, que acaba envolvendo várias áreas da nossa cidade de Sorocaba, com o objetivo principal que é cuidar da saúde de todos, em especial, da mulher. Aproveito para anunciar que, após quase dez anos de espera, conseguimos zerar a fila por mamografias na cidade”, frisou.

Estiveram no evento, além do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, os secretários de Esportes e Lazer, Pedro de Souza; da Comunicação, Fernanda Burattini; Jurídica, Luciana M. da Fonseca; de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; da Saúde, Vinícius Rodrigues; de Administração, Fausto Bussolo; de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; e de Recursos Humanos, Cleber M. Fernandes da Costa. Também participaram o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Luis Santos, Cícero João e Fernanda Garcia; o assessor do deputado Marcos Pereira, Caio Oliveira; a Dra. Veraly Ferraz, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM); Denise Iazbek, diretora do Projeto EU – Clínica de Emagrecimento; a gestora de Políticas Públicas do Sebrae Sorocaba, Priscila Rabano Budemberg; e Ana Lúcia de Paula Batista, coordenadora do Centro de Referência da Mulher.

“Nós somos do grupo de ginásticas do Centro Esportivo Maria Eugênia e fomos convidadas pelo professor Leandro, para prestigiar este movimento. Estamos amando e agradecemos pela oportunidade”, disse Vera Lúcia de Carvalho Santos, de 66 anos de idade.

“Estou muito feliz por participar deste evento. Está tudo maravilhoso. O clima ajudou bastante, sem chuva. Os professores de dança e de alongamento arrasaram também. Parabéns”, disse Maria Cristina Matheus, de 56 anos, frequentadora do Centro Esportivo Vila Gabriel.