Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Dia do Médico é amanhã (18) e profissionais falam sobre o ofício

17 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Relação entre médico e paciente também é baseada na confiança.
Relação entre médico e paciente também é baseada na confiança. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/10/2021))

Amanhã (18) é comemorado o Dia do Médico. Uma data para prestar homenagens a todos esses profissionais, principalmente, por conta ainda do atual cenário de pandemia, onde tentando salvar outras pessoas, médicos também perderam suas próprias vidas. A data, que é celebrada todo ano, tem origem cristã e foi escolhida em homenagem a São Lucas. Dessa forma, ele é considerado o patrono dos médicos desde o século 15.

Para homenagear esses trabalhadores tão importantes na área da saúde, o Cruzeiro do Sul entrevistou alguns profissionais para contar da experiência profissional nos momentos mais complicados no enfrentamento do coronavírus, e alguns médicos e gestores de hospitais em Sorocaba sobre a atuação desses profissionais e o futuro da medicina.

Gustavo Ribeiro Neves: dever cumprido. - DIVULGAÇÃO
Gustavo Ribeiro Neves: dever cumprido. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Para o médico e presidente da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves, a pandemia da Covid-19 foi um momento difícil para os médicos, mas a categoria sai fortalecida e com a sensação de dever cumprido. “Foi um momento difícil para os médicos como profissionais, pois eles foram uma das categorias que mais se infectaram e ficaram doentes, além de diversos óbitos ocorridos. Então, o médico ficou muito em evidência, mas acho que o médico sai fortalecido como uma figura que foi muito importante na pandemia. A maioria deles se desdobrou fazendo tudo o que podia para apoiar em todos os serviços no dia a dia no hospital para superar tudo isso”, afirma. Gustavo disse ainda que a pandemia também deixa uma reflexão para toda a categoria profissional e para as pessoas em geral: “nós temos a capacidade de superar as dificuldades do dia a dia e os médicos saem com a sensação de dever cumprido”, ressalta.

Priscila Garber: trabalho em equipe. - DIVULGAÇÃO
Priscila Garber: trabalho em equipe. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Para a médica e diretora técnica do Hospital Dr. Miguel Soeiro, da Unimed Sorocaba, Priscila Garber, que comandou muitas equipes médicas no dia a dia do atendimento aos pacientes com Covid-19, a pandemia, sobretudo os atendimentos aos pacientes mais graves, trouxe uma sobrecarga de trabalho, emocional e física para os médicos, mas também um fortalecimento das equipes na busca por resultados positivos. “Temos muito apoio da direção do hospital para investir em equipamentos e estrutura, aumentamos bastante a capacidade de leitos para atender os pacientes e os resultados foram bastante positivos. Conseguimos atender a todos e com uma boa assistência”, aponta a médica.

Resgate da humanização na medicina

André Mateus: resgate do médico da família. - DIVULGAÇÃO
André Mateus: resgate do médico da família. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Há 19 anos atuando no Hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), de Sorocaba, o médico oncologista e vice-diretor clínico André Viu Mateus, falou sobre sua profissão, sobretudo na área da oncologia, e da importância desses profissionais na área de atendimento de crianças e adolescentes.

Para ele, o médico deve resgatar realmente o “médico da família”, que é aquele profissional que se importa realmente com o doente. “A gente faz medicina para fazer a diferença, pensando realmente no doente. Muitas vezes, somos a última esperança que aquele paciente tem. E não podemos falhar no sentido de dar aquilo que a gente pode dar como médico. Então, temos que nos desdobrar, pois a medicina é uma profissão de abnegação, de doação extrema ao próximo”, aponta.

André afirma ainda que a profissão de médico é sofrida, pois se ganha bem, mas se trabalha muito e o profissional tem muitas responsabilidades. “Não se tem noite de sono tranquilo, mas a gente tem aquilo que é mais importante, que é o reconhecimento. Cada criança que dá um sorriso e que você consegue minimizar o sofrimento dela, é o que a gente ganha na vida, e isso não tem dinheiro, não tem nada que pague essa sensação”, ressalta.

Mensagem especial aos médicos

Padre Flávio lembra dos que perderam a vida. - FÁBIO ROGÉRIO (15/10/2021)
Padre Flávio lembra dos que perderam a vida. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/10/2021))

Em homenagem ao Dia do Médico, o gestor e presidente do Conselho de Administração da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, enviou uma mensagem direcionada para todos os profissionais da medicina.

“Em especial, a todos os médicos que perderam suas vidas, sobretudo na pandemia, e os médicos que ficaram sequelados, e também para aqueles que ficaram curados, a eles nossa gratidão. E mais do que nunca, nesse ano de 2021, a nossa homenagem: nós queremos prestar tributo de gratidão a esses profissionais maravilhosos. Parabéns médicos e médicas pelo seu dia e que Deus os abençoe pela dedicação e trabalho junto aos nossos pacientes”, deseja padre Flávio. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos