Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

Cruzeiro do Sul participa de exposição sobre jornais centenários, no Maranhão

Veículo participou com a capa da primeira edição, publicada em 12 de junho de 1903

16 de Outubro de 2021 às 20:05
Da Redação [email protected]
Exposição segue no Maranhão até 19 de novembro
Exposição segue no Maranhão até 19 de novembro (Crédito: Divulgação)

Foi realizada no sábado (16), em São Luís (MA), a abertura da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”. O trabalho reuniu dois séculos de história, em uma viagem por meio das fotos das capas de jornais centenários, com um total de 54 periódicos, sendo 36 de Portugal e 18 do Brasil, incluindo o jornal O Imparcial, único representante maranhense, e o Cruzeiro do Sul.

A abertura da exposição ocorreu no salão “Casa de Portugal”, no segundo andar do Convento das Mercês, que fica na rua da Palma, no Centro de São Luís. O evento foi iniciado às 17h e contou com a presença de autoridades portuguesas. O evento foi gratuito e também aberto ao público. Com a abertura, a mostra poderá ser visitada de segunda à sexta, das 8h às 17h, no período de 18 de outubro a 19 de novembro, no mesmo local, Salão “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês.

Na exposição, o Cruzeiro do Sul participou com a capa da primeira edição, publicada em 12 de junho de 1903, e com a capa publicada na edição de 2 de outubro de 2019.

A primeira exposição foi dedicada exclusivamente aos jornais portugueses e aconteceu na cidade de Aveiro, em 2018, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa. Em 2019, a Associação da Imprensa de Pernambuco, que mantém cooperação com a congênere de Portugal, trouxe para o Brasil essa exposição, ampliando-a com a inserção de jornais brasileiros. Foi na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, a primeira exposição luso-brasileira dos Jornais Centenários.

O Cruzeiro do Sul foi fundado em 1903. Em 1963 passou a ser administrado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), até hoje sua mantenedora. (Da Redação, com informações do jornal O Imparcial)