Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

‘Escolas estão preparadas’, diz secretário

Volta na 2ª feira será 100% presencial e obrigatória. Dia 3 haverá novas orientações

15 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Rossieli Soares esteve em Sorocaba para inaugurar 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista.
Rossieli Soares esteve em Sorocaba para inaugurar 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/10/2021))

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse ontem, em Sorocaba, que todas as escolas estaduais estão preparadas para a retomada presencial das aulas, em 100%, a partir da próxima segunda-feira (18) e que todos os protocolos de prevenção à Covid-19 deverão ser seguidos por todos os estudantes e funcionários da rede estadual.

A volta às aulas, de forma presencial e obrigatória, em toda rede estadual, que foi anunciada pelo governo paulista na última quinta-feira (13).

Já a partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais. A medida vai ampliar o acesso e a frequência dos estudantes da educação básica à unidade escolar para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.

Rossieli Soares disse ainda que praticamente todos os setores praticamente já retomaram suas atividades de forma presencial, e que com as escolas estaduais não poderia ser diferente.

“Anunciamos a volta em dois passos importantes. O primeiro é a volta obrigatória e presencial dos alunos nas escolas, o que é insubstituível. A sociedade de uma forma geral já voltou com todos os movimentos e até sem distanciamento nos restaurantes, então, tem que ter prioridade para as escolas também”, disse.

“As crianças foram o público que mais sofreu com a pandemia, e que isso foi constatado por diversas entidades como ONU, Unesco e Unicef. A gente tem olhado experiências nacionais e também internacionais, como casos da retomada presencial nas escolas nos EUA, e estudos recentes apontam que o principal fator não é a questão do distanciamento social, mas sim a permanência dos protocolos de segurança: máscara, álcool gel, higienização das mãos”, explicou o secretário.

Rossieli Soares destaca ainda que no mês que vem todos os protocolos seguem mantidos, mas com distanciamento menor, e na hora da refeição as escolas podem separar os alunos por grupos. “As escolas estaduais estão preparadas, possuem material de higiene e limpeza, muitas foram reformadas e o ensino remoto só será mantido em casos muito específicos”, afirma.

O secretário disse, ainda, que somente após o retorno dos alunos totalmente de forma presencial será possível analisar a questão da evasão escolar na rede estadual, por conta da pandemia da Covid-19. “A pandemia é uma verdadeira tragédia do ponto de vista escolar e do aprendizado para as crianças e para os alunos de uma forma geral. Então, ainda estamos mensurando os prejuízos causados na educação para analisar quais medidas serão necessárias no sentido de recuperar tudo o que foi perdido”, ressalta.

Tecnologia acessível

Rossieli Soares esteve na cidade, ontem, para inaugurar o 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) instalado na Escola Estadual Francisco Euphrasio Monteiro, na Vila Barcelona. A experiência em Sorocaba será “piloto” para todo o interior paulista na questão da inovação na rede estadual de ensino.

O Centro de Inovação é o primeiro a atender a rede estadual do interior paulista e o único fora da capita. Conforme a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, até abril de 2022, mais 21 unidades serão disponibilizadas.

O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista de Sorocaba possui equipamentos de ponta e é dividido em sete espaços, salas onde são desenvolvidas atividades voltadas para a tecnologia e o mundo digital.

Em um espaço amplo e moderno, as salas, totalmente equipadas, nem de longe lembram os antigos laboratórios de ciências das escolas estaduais dos anos 80, por exemplo, onde nem computador existia.

Com recursos tecnológicos, equipamentos, tablets, monitores, notebooks e diversas experiências com objetos que remetem à pesquisas e projetos tecnológicos e científicos, o novo espaço em nada perde para as escolas particulares.

O único problema é, neste momento, ser somente uma unidade na cidade, para toda a rede estadual de Sorocaba e interior paulista. De acordo com o secretário, o novo espaço poderá ser usado também pela rede municipal, e a experiência de Sorocaba será “piloto” para outras cidades e até para a rede municipal de ensino. O secretário municipal da Educação, Márcio Carrara, participou da inauguração. (Ana Cláudia Martins)