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Sorocaba

Usuários estão com dificuldade para recarregar cartão de ônibus

15 de Outubro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
(Crédito: Gabriel Roseno / Divulgação )

Um aviso no guichê dos terminais de ônibus de Sorocaba pegou os usuários de surpresa. No papel colado ao vidro que separa o passageiro do funcionário, há a mensagem de que o pagamento das tarifas com cartões de débito e crédito estão temporariamente interrompidas, devido à “falta de sistema”. A medida foi tomada sem aviso prévio e prejudicou muita gente.

A auxiliar de compras Andra Prestes Martins, de 24 anos, precisou chamar um carro de aplicativo para conseguir ir ao trabalho e ainda chegou atrasada. Ela conta que, desde o dia 7 deste mês, tenta carregar o cartão tanto no terminal São Paulo, quanto no Santo Antônio, ambos sem sucesso.

Andra precisou ir até um caixa eletrônico, sacar dinheiro e ir ao terminal de ônibus para, finalmente, carregar o cartão. O trâmite não a agradou e ela se sentiu frustrada com o episódio. “Eles dão essa opção de comprar o passe pelo Cittamobi, mas a plataforma é muito ruim. Achei essa situação horrível, não pelo fato de não estarem aceitando cartão, mas sim por não dar nenhuma assistência real sobre o assunto”, conta.

Sorte da empregada doméstica Maria Lúcia de Lima, de 45 anos, que estava com dinheiro no bolso quando foi comprar passe. Ela tentou recarregar o cartão no débito, no terminal Santo Antônio, mas não conseguiu. Ela diz não ter sido orientada por nenhum funcionário sobre a falta de sistema. “De certa forma, a gente acaba se prejudicando. Se eu não estivesse com o dinheiro, não teria conseguido ir trabalhar”. Em nota enviado ao Cruzeiro do Sul, a Urbes lamentou o transtorno temporário e informou que o sistema de recebimento por débito está suspenso devido a uma troca dos equipamentos e que uma nova empresa está assumindo o serviço, após vencer processo de licitação.

O serviço deve estar regularizado até o dia 22, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba. Como alternativa, a administração municipal recomenda que os pagamentos sejam realizados pelo aplicativo Cittamobi (débito e crédito), via Pix e por dinheiro. (Wilma Antunes - programa de estágio)