Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acidente

Mulher que caiu com o carro no rio Sorocaba sobreviveu e passa bem

O veículo que ela dirigia despencou da ponte Francisco Dellosso na madrugada de terça-feira (12)

14 de Outubro de 2021 às 19:36
Kally Momesso [email protected]
Mulher registrou boletim de ocorrência on-line e caso será investigado pelo 2º Distrito Policial
Mulher registrou boletim de ocorrência on-line e caso será investigado pelo 2º Distrito Policial (Crédito: Divulgação / Cortesia)

A motorista que caiu com o carro no rio Sorocaba há dois dias sobreviveu e passa bem. O acidente foi registrado na madrugada de terça-feira (12), quando a mulher perdeu o controle do carro que dirigia e caiu no rio, próximo à ponte Francisco Dellosso, no final da rua XV de Novembro, em Sorocaba. As informações são da Polícia Civil.

Na data dos fatos, a mulher conduzia um Nissan March cinza, placas NYE-6H94, pela ponte Francisco Delosso, quando, então, perdeu o controle do carro, subiu a calçada e caiu do alto da ponte no leito do rio, parando com as rodas para o alto. Parte da defensa metálica da ponte também despencou com a pancada.

O veículo caiu 12 metros, o equivalente a 4 andares de um prédio. Além disso, por conta do baixo nível do rio, que atualmente tem cerca de um metro de profundidade, e considerando os cálculos do impacto, a sobrevivência é “impressionante”. Essa análise é do coordenador de Engenharia Mecânica, Marcelo Aguiar, e do professor de Física dos cursos de Engenharia, Diego Albuquerque, ambos do Centro Universitário Facens.

Considerando-se a queda livre, sem o efeito da velocidade do carro no momento da queda, e desconsiderando o efeito de amortecimento da água, o impacto foi de, aproximadamente, 1.500 quilogramas/força (kgf).

“Sem dúvida, uma pessoa sobreviver a um acidente como este é um grande feito, algo muito difícil. Embora não saibamos as condições exatas do acidente, como o carro caiu, se o airbag foi acionado e, mesmo levando em conta o amortecimento da própria água, é realmente impressionante”, afirma Marcelo Aguiar.

Após ser resgatada e receber os primeiros-socorros do Corpo de Bombeiros, ela foi levada ao Hospital Regional. Conforme o boletim de ocorrência feito via internet pela própria condutora, ela não se recorda como perdeu o controle do veículo. A reportagem não conseguiu informações sobre os ferimentos sofridos pela vítima.

Nesse caso, a ocorrência foi enviada para o 2º DP de Sorocaba, onde o delegado titular, Mário Ayres, fará uma análise do caso para verificar se há providências a serem tomadas e, se houver, quais serão.

Outros casos

Essa não é a primeira vez que quedas de veículos acontecem no trecho do rio. Em 2019, por exemplo, outra motorista perdeu o controle e capotou o carro ao lado da ponte Pinheiros. O automóvel, de rodas para o ar, ficou a poucos metros de distância do rio Sorocaba. A condutora deixou o veículo sozinha e foi atendida na calçada da avenida Dom Aguirre, perto da praça Dom Tadeu Strunck.

À época, segundo a Polícia Militar, a motorista seguia pela praça para entrar na avenida Dom Aguirre e teria sido fechada por outro automóvel. Os dois carros bateram em movimento e o Ford Ka da vítima caiu no barranco ao lado da ponte. Uma grade situada ao lado da ponte ficou danificada com o acidente.

Outro registro, menos recente, foi em 2016, quando um veículo Ford EcoSport despencou da ponte Francisco Delosso e causou ferimentos no motorista. Ele trafegava pela avenida São Paulo, com destino ao centro de Sorocaba, quando perdeu o controle ao entrar na ponte. O carro atravessou o canteiro central e a pista contrária, danificou um poste de iluminação e arrebentou a grade de proteção da ponte, caindo na margem do rio Sorocaba. (Kally Momesso)