Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Faltosos da segunda dose em Sorocaba aguardam nova chamada

Até o dia 6 de outubro, o total de faltosos acumulado na cidade era de 67.381 pessoas

14 de Outubro de 2021 às 10:44
Ana Claudia Martins [email protected]
País atingiu a marca de 104,3 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19
País atingiu a marca de 104,3 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19 (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Com cerca de 67 mil faltosos da segunda dose contra a Covid-19, conforme balanço do último dia 6 deste mês, quem está com o esquema vacinal incompleto em Sorocaba deve buscar uma nova ação da vacina, adequada para o grupo contemplado. A orientação é da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba para quem perdeu o prazo da segunda dose.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que até o dia 6 de outubro, o total de faltosos acumulado na cidade era de 67.381 pessoas. Porém, algumas ações da imunização voltadas para a segunda dose foram realizadas na semana passada. Deste modo, o número atual de faltosos em Sorocaba pode ser menor.

Conforme os dados do último balanço divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, do total de 67.381 faltosos de segunda dose da vacina contra a Covid-19, 24.559 são da Pfizer, 23.947 são da CoronaVac e 18.875 são da AstraZeneca.

“O município tem intensificado a divulgação pelos canais oficiais da Prefeitura e com o apoio da imprensa, sobre a importância da aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal e atingir a eficácia máxima comprovada pela Anvisa de cada vacina”, ressalta a SES.

A pasta municipal destaca ainda que todas as informações sobre cada uma das ações de vacinação podem ser encontradas no site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou nas redes sociais oficias: Facebook (/prefeituradesorocaba) e Instagram: @prefeituradesorocaba.

Para tentar diminuir o número de pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto, o governo estadual tem feito os chamados “Dia V”, como o que ocorreu no último dia 2 de outubro, e outro deverá ocorrer já neste sábado (16).

Porém, nas datas, as cidades também estão realizando ações de multivacinação, com a aplicação de doses de diferentes vacinas, para atender o público que precisa imunizar ou colocar em dia o esquema vacinal contra outras doenças, além da Covid-19.

No entanto, neste sábado (16), Sorocaba e Votorantim farão somente ações de multivacinação, sem doses de imunizantes contra a Covid-19.

No último dia (2), no primeiro “Dia V”, em Sorocaba só foi realizada à aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas e gestantes a partir de 18 anos que ainda não tinham se vacinado.

Foram disponibilizadas 2,4 mil vagas para esse público, por sistema de agendamento on-line. A vacinação ocorreu das 8h às 16h, em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Angélica, Aparecidinha e Escola. Foram imunizadas, no total, 2.254 pessoas, o que representa um pouco menos do que o total de vagas ofertadas.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, no “Dia V” deste sábado deverá ser ofertado somente a multivacinação em praticamente todas as 32 UBSs da cidade, sem imunização contra a Covid-19. As informações sobre o “Dia V” ainda serão divulgadas pela SES.