Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Chuva não alivia mananciais; Sorocaba nega racionamento

Em Araçoiaba da Serra, Itu, Porto Feliz e Salto o racionamento de água permanece

14 de Outubro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Saae informa que ainda consegue captar o volume necessário de água nas represas.
Saae informa que ainda consegue captar o volume necessário de água nas represas. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/10/2021))

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, as represas que abastecem os principais municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) continuam em situação crítica. Em Araçoiaba da Serra, Itu, Porto Feliz e Salto o racionamento de água permanece, sem previsão de normalização. A Prefeitura de Sorocaba, por sua vez, informou que ainda consegue captar o volume necessário nos mananciais e não adotará medidas de revezamento.

Ainda que a situação não seja crítica, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) mantém os trabalhos de conscientização, como visitas porta a porta nas casas, com abordagem e orientação à população sobre possíveis situações de desperdício, além de entrega de folhetos educativos, com dicas e instruções. O mesmo se aplica em flagrantes com desperdício de água, em que o responsável pelo imóvel recebe instruções e orientações sobre consumo consciente.

O Saae também indica o uso da Calculadora de Consumo de Água para um controle maior sobre o consumo residencial de água. O cálculo pode ser feito pelo site: www.saaesorocaba.com.br /calculadora-deconsumo-de-agua.

A Secretaria de Meio Ambiente de Itapetininga informou que realiza o monitoramento do rio Itapetininga, principal responsável pelo abastecimento de água. A cidade ocupa a primeira posição na RMS ao que se refere em controle de perdas do abastecimento de água.

Ibiúna não descarta a possibilidade de migrar para um sistema de revezamento frente à crise hídrica. Também não há previsão de racionamento em Cerquilho, entretanto, um plano emergencial já foi publicado pelo Saae da cidade, caso a situação venha a ocorrer.

De acordo com a Prefeitura de Piedade, além do rio Pirapora, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) faz captações emergenciais em dois outros pontos: Cotianos e Ortizes. Juntos, os sistemas produzem cerca de 100 litros de água por segundo e, no momento, não há risco de desabastecimento.

O jornal Cruzeiro do Sul questionou a Votorantim Energia sobre o nível da represa de Itupararanga, mas não recebeu respostas até o fechamento desta edição. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)