Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aniversário

Porto Feliz completa 328 anos de fundação neste 13 de outubro

Parque das Monções é destaque para o turismo da região, contemplado por riquezas naturais, culturais e históricas

13 de Outubro de 2021 às 18:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
A praça da matriz esteve entre os mais recentes processos de revitalização do centro histórico, promovido em 2007
A praça da matriz esteve entre os mais recentes processos de revitalização do centro histórico, promovido em 2007 (Crédito: Divulgação)

Cerca de 54 mil pessoas habitam a cidade que pertence à Região Metropolitana de Sorocaba e está inserida no Roteiro dos Bandeirantes, roteiro turístico estadual criado em 2003.

A praça da matriz esteve entre os mais recentes processos de revitalização do centro histórico, promovido em 2007. Nela, destaca-se a igreja da matriz, cuja padroeira é Nossa Senhora Mãe dos Homens. Seu paisagismo é marcado com altas paineiras. A presença de um coreto e de um chafariz de múltiplas bicas ao nível do chão revestido de pedras portuguesas são propícios a eventos públicos.

O destaque turístico é o Parque das Monções, com 101 anos e tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

O conjunto histórico do parque contempla a Escadaria, o Monumento aos Bandeirantes e o Porto das Monções, de onde partiam os bandeirantes para dar saída às expedições comerciais pelo Rio Tietê com destino a Goiás e Mato Grosso nos séculos XVII e XVIII. Em exposição permanente está o Batelão, exemplar original da embarcação utilizada nas expedições, feita de único tronco de árvore cavado e sem emendas, com capacidade para 105 viajantes.

Seu patrimônio natural é formado pelo próprio Rio Tietê; o Paredão Salitroso, de rocha salitrosa, calcário e arenito; ampla área de vegetação dos biomas de Mata Atlântica e Cerrado, com rica diversidade de aves, residentes e migratórias.

Outro bem cultural e religioso presente no Parque das Monções é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, escavada no Paredão Salitroso, que apresenta características semelhantes à gruta francesa de homenagem à santa.

Na mesma área da gruta, a partir de um grande mirante, é possível avistar as chaminés e parte da edificação da primeira Usina de Cana de Açúcar do Estado de São Paulo, que funcionou por mais de cem anos.

O Parque das Monções está aberto à visitação diariamente, das 9h às 18h. (Rô Galvão)

Galeria

Confira a galeria de fotos