Infraestrutura
Prefeito suspende construção de nova rodoviária em Santa Rosália
Prefeitura estuda outras áreas na cidade, e o projeto, que foi rejeitado pelos moradores, deverá ser aproveitado em outro local
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), disse na manhã desta quarta-feira (13) que a Prefeitura de Sorocaba decidiu suspender, temporariamente, a construção da nova rodoviária no Jardim Santa Rosália. A informação foi confirmada por Manga em entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da Cruzeiro FM 92,3.
O prefeito pediu para a Urbes - Trânsito e Transportes fazer o levantamento e análise técnica de outras áreas na cidade. Um relatório deverá ser feito e entregue ao prefeito, a fim de que a discussão sobre o local seja reiniciada.
"Nosso governo é baseado no diálogo, então, não vamos fazer nada que seja contra a vontade popular, embora o local em Santa Rosália seja uma localização estratégica. Já solicitei à Urbes que faça novos estudos e apresente outras áreas", afirma o prefeito.
O projeto foi apresentado a uma comissão de moradores do bairro Santa Rosália no dia 5 de outubro. A apresentação aconteceu na sede da Urbes, onde a maioria das pessoas, que participaram do encontro, mostrou-se contra o novo empreendimento no local.
Manifestações
Cinco delas, ao saírem do evento, foram ouvidas pela reportagem do Cruzeiro do Sul e confirmaram que são contra à obra no local. “Falaram que ia ser uma construção vertical e não vai ser”, reclama William Hannickel. “Assustou no projeto que eles querem pegar terrenos e fazer desapropriação. Fica mais caro!”, completou.
No mês passado, inclusive, os moradores do bairro chegaram a colocar faixas no portão de suas casas para protestar contra a possibilidade da nova rodoviária de Sorocaba ser em um terreno na avenida Dom Aguirre. O material pôde ser visto no dia 17 de setembro em várias residências do bairro com o texto “Rodoviária não”.
O local, com fácil acesso para a rodovia SP-75, cujo nome é Senador José Ermírio de Moraes, conhecida como Castelinho, é o principal motivo para a escolha da área de Santa Rosália pela Prefeitura de Sorocaba.
Conforme o governo municipal, a área é de dois proprietários e desapropriações teriam de ocorrer. As áreas somam cerca de 55 mil metros quadrados e contaria com áreas de convivência e lazer, lojas, além de conexão com outras modalidades e sistema de transporte, incluindo o urbano, intermunicipal e por aplicativo.
A ideia do governo atual é concluir a obra até 2024. Ao menos um dos donos dos terrenos estaria contra a desapropriação. Outras áreas já apresentadas pela Prefeitura de Sorocaba, em outros bairros da cidade, também encontraram resistência de moradores e foram descartadas.
As informações sobre a escolha do local como primeira alternativa para a nova rodoviária de Sorocaba foram divulgadas em agosto. De lá para cá, já ocorreram diversos atos contra a construção, incluindo reuniões e colocação de faixas em residências.
Além disso, no último dia 6 de outubro, foi realizada uma audiência pública sobre o tema na Câmara de Sorocaba. O objetivo foi debater com a população prós e contras do projeto da nova rodoviária, ainda levando em consideração o novo empreendimento no bairro Santa Rosália, os impactos, as alterações no entorno, trânsito, mobilidade e questões ambientais. (Da Redação)