Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Comércio tem dia movimentado na véspera do Dia das Crianças

12 de Outubro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Ruas centrais apresentaram fluxo intenso de compradores durante todo o dia.
Ruas centrais apresentaram fluxo intenso de compradores durante todo o dia. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (11/10/2021))

Esta segunda-feira (11), último dia para comprar o presente do Dia das Crianças antes da data, teve movimento intenso no comércio de Sorocaba. Muitas lojas do Centro e dos shoppings apresentaram filas de consumidores. A expectativa é de aumento de 5% nas vendas -- na comparação com o ano passado --, contando com as compras digitais, que continuam na preferência de parte dos consumidores, mesmo com a redução nos números da pandemia.

Demorou cerca de 10 minutos para a Maria Clara Valentim Custódio, de cinco anos, decidir sobre qual presente queria, em uma papelaria, no Centro de Sorocaba. Venceu o quebra-cabeça. Talvez seja pelo hábito, já que todo ano ela faz esse ritual de comprar o presente, sempre acompanhada da tia. “Foi muito rápido. Ela não dá trabalho”, comenta a esteticista Bruna Rey, tia de pequena Maria Clara.

Do outro lado da cidade, em uma loja de brinquedos de um shopping, a dificuldade era um pouco maior. O desafio estava com a assistente de RH Gabriela Carneiro e o gesseiro Manoel dos Santos. Além da decisão do que levar, também há a questão econômica. “Tudo aumentou. Com os brinquedos não seria diferente. A gente já estava preparado”, comenta Manuel. O casal buscava o presente para a sobrinha de apenas dois anos.

Bruna levou a sobrinha Maria Clara para escolher o presente em uma loja do Centro. - FÁBIO ROGÉRIO (11/10/2021)
Bruna levou a sobrinha Maria Clara para escolher o presente em uma loja do Centro. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (11/10/2021))

“Com a volta após a pendemia, tudo está mais caro”, concorda Graziela Thomaz, que também foi abordada no centro da cidade. “Precisa pesquisar bastante”, acrescenta. De acordo com pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) em parceria com a Athon Ensino Superior, os brinquedos, o que era de se esperar, são os preferidos para os presentes.

Pelo movimento registrado ontem, a expectativa de aumento de 5% poderá ser alcançada. “Está bem aquecido hoje. O pessoal está de folga e o movimento está acima do esperado”, comenta Nivaldo Madureira, gerente de uma papelaria no centro de Sorocaba, que também vende brinquedos. “Já estamos vendendo mais”, diz. Mas a comparação é com 2020, quando o comércio estava com horário e capacidade de lotação reduzida. “Com relação a 2019, deu uma reduzida”, explica.

Compra online

O empresário lembra também do aumento nas compras digitais. No sábado (9), foram mais de 500 pedidos. Quando essa modalidade de vendas começou o porcentual não passava de 10%. No ano passado, no Dia das Crianças, foi de 80% e, neste ano, antes do fechamento das vendas, girava em torno de 40%.

O comerciante Lucas Uriazeniky foi um dos que deixou a opção digital para tocar no que estava comprando. Ele foi uma das milhares de pessoas que estiveram na região central de Sorocaba para garantir o presente, no caso dele, da filha, de apenas dois anos. “Teve a questão da pandemia no ano passado. Agora, tudo está mais tranquilo”, diz.

“As pessoas estavam com medo de sair de casa. Com isso, o nosso delivery aumentou bastante. Neste ano, as pessoas estão mais tranquilas e por isso estão voltando para as lojas físicas”, diz Michele da Silva Grassi, gerente de uma loja especializada em brinquedos localizada em um shopping da zona norte. Ela também concorda que o movimento está menor do que o de 2019, porém, bem superior ao de 2020. Ainda conforme ela, a maior parte das pessoas busca presente entre R$ 50,00 e R$ 100,00.

Movimento intenso

Para quem estava esperando uma segunda-feira calma no trânsito da cidade, a situação foi completamente inversa. A Álvaro Soares, na área central, foi um exemplo da movimentação de quem deixou para a última hora. Outras ruas da região também estavam com fluxo intenso. O trânsito também estava complicado na zona norte. Considerado acima do normal, havia congestionamento e lentidão em pontos das avenidas Ipanema e Ituvuvu.

O centro de Sorocaba, em especial as ruas Barão do Rio Branco e Coronel Benedito Pires, registrou grande movimentação também de ambulantes. Eles vendiam, principalmente, brinquedos de pequeno porte, roupas e frutas. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos