Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura remove plantas aquáticas

12 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Escavadeira adaptada retira os vegetais do lago do Pq. das Águas.
Escavadeira adaptada retira os vegetais do lago do Pq. das Águas. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

A Prefeitura de Sorocaba intensificou os trabalhos para a remoção das plantas aquáticas no lago do Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Desde sexta-feira (8), equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) atuam no local com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae),

O serviço está sendo executado com o auxílio de uma escavadeira hidráulica do Saee que foi adaptada com uma estrutura gradeada em metal na pá, para remover as plantas aquáticas com mais agilidade. Além disso, uma equipe embarcada equipada com cordas faz o arrasto da vegetação para um ponto ao alcance da retroescavadeira. Toda a vegetação removida do lago será, da mesma forma, devidamente descartada no Aterro de Inertes.

Esse foi o mesmo sistema adotado pelo Saae para fazer a limpeza na bacia de contenção do Abaeté, no início do ano, quando também ocorreu proliferação de plantas aquáticas.

A Sema iniciou o trabalho no lago do Parque das Águas no dia 29 de setembro, com a implantação de barreiras de contenção montadas com bambu preso a uma corda junto à superfície, para evitar que a vegetação se espalhasse ainda mais pelo lago, em decorrência do vento e da movimentação da água. Essa proliferação ocorre devido à reduzida ocorrência de chuvas no período de estiagem e à concentração de matéria orgânica na água.

O titular da Sema, Antonio Prietos, disse que os trabalhos continuarão regularmente, enquanto for necessário, até que toda a vegetação seja removida. A previsão é que todo o serviço seja finalizado em 15 dias. (Da Redação, com informações da Secom)