Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus

Sorocaba registra cinco novos casos de Covid-19 neste domingo

Desde o início da pandemia, Sorocaba registrou 85.375 casos confirmados, 82.494 recuperados e 2.829 óbitos

10 de Outubro de 2021 às 14:13
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
A testagem em massa está agendada para este domingo (26).
Em Sorocaba, 201 pessoas estão com suspeita de contaminação pelo coronavírus (Crédito: Secom Sorocaba )

Sorocaba recebeu a notificação de cinco novos casos de Covid-19 neste domingo (10), conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES). Com as confirmações, o total de infectados pelo novo coronavírus passou de 85.370 para 85.375 na cidade. Além disso, em 24 horas, mais 12 pessoas se recuperaram da Covid-19 e o total de recuperados na cidade chegou a 82.494. Já o número de óbitos com confirmação da doença se mantiveram em 2.829. De acordo com a SES, a taxa de letalidade no município é de 3,3%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,4%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

Do total de casos confirmados em Sorocaba, 18 estão internados, sendo oito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 42 pessoas se recuperam da Covid-19 em isolamento domiciliar na cidade. Houve aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus na cidade, passando de 165 para 201. Todas elas aguardam resultados de exames. Entre os suspeitos, oito estão internados em hospitais da cidade, sendo dois em UTI. Não há óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 165.772.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (10), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 15% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui três leitos clínicos Covid e três estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente. Dos 10 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, oito estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 23.80% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, cinco possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 7,5%, o que representa três leitos ocupados dos 40 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado.

Rede particular

Na rede particular, o Hospital Unimed possui um leito adulto clínico Covid ocupado dos 20 pactuados e 6,66%% dos de UTI (um leito ocupado dos 15 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui um leito clínico Covid ocupado do total de 10 existentes. Já, a UTI Covid está com quatro leitos ocupados dos 10 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico possui um leito de UTI Covid ocupado dos 10 pactuados e um nenhum leito clínico ocupado dos 10 pactuados. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital possui dois leitos ocupados do total de sete.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde reforça que a conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. Dessa forma, a pasta destaca a necessidade das pessoas continuarem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.