Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

UBS Jd. Rodrigo é reaberta e volta atender na 4ª feira

Unidade ficou fechada durante nove meses por risco de explosão

10 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Reinauguração ocorre após reforma e reparos no sistema de drenagem de gases.
Reinauguração ocorre após reforma e reparos no sistema de drenagem de gases. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (9/10/2021))

A UBS do Jardim Rodrigo, na zona norte de Sorocaba, foi reaberta pela Prefeitura neste sábado (9), após passar por obras de adequação e revitalização. Construído em um terreno que por muito tempo abrigou um aterro sanitário, o prédio estava interditado desde janeiro deste ano, devido aos riscos de explosão provocados pela emissão de gases que não estavam sendo drenados conforme as especificações técnicas. Durante os nove meses em que não funcionou, os cerca de 15 mil usuários da unidade foram atendidos na UBS Lopes de Oliveira. O atendimento à população será retomado na quarta-feira (13).

Conforme a administração municipal, foram realizados os serviços de manutenção do telhado, calhas, rufos e portas, além de pintura interna e externa, substituição de vidros, instalação de portas metálicas, revisão hidráulica, implantação de cabos elétricos, pintura dos gradis, roçagem e reparo do sistema de captação e medição de gases para drenagem no local. Todas as obras de melhorias foram realizadas por meio de parceria público-privada com o Grupo Schaeffler e apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Sorocaba.

Em junho, a Prefeitura contou com a parceria público-privada do Grupo Schaefler, que doou mais de R$ 400 mil para realizar toda a revitalização. Responsável por intermediar a aproximação entre os setores público e privado, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, destacou que a doação da empresa é uma ação pioneira da Schaeffler, como participante do projeto Indústria Solidária, lançado pela instituição.

As UBSs realizam atendimentos, como consultas médicas para pediatria, gestantes e às pessoas com queixas, prescrição de receitas de medicamentos de uso contínuo, distribuição de remédios, vacinação, além de outras demandas na área da Saúde. A UBS Jardim Rodrigo fica localizada na rua Alpheu Castro dos Santos, 220, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O ato de entrega da revitalização da UBS Rodrigo contou ainda com aferição de pressão, atendimento dos Ônibus Rosa e Azul, do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), cursos da Uniten e agências de emprego. Na ocasião, também ocorreu entrega de cestas básicas para pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único). (Da Redação, com informações da Secom)