Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homenagem

Personalidades são homenageadas em solenidade no CPI-7

Pelo menos 50 pessoas foram homenageadas, entre elas o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga

09 de Outubro de 2021 às 01:08
Marcel Scinocca [email protected]
Ato encerrou as atividades da 48ª Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar
Ato encerrou as atividades da 48ª Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/10/2021))

Personalidades que se destacaram na prestação de serviços relevantes à sociedade foram homenageadas nesta sexta-feira (8), pela manhã, com o Colar Evocativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842. O evento ocorreu nas dependências do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), em Sorocaba. O ato fechou a 48ª Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, sorocabano fundador da Polícia Militar.

Conforme o cerimonial, 50 pessoas foram homenageadas. Entre elas, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). “É uma alegria muito grande. Só tenho que agradecer a Deus. Eu sou um admirador e um parceiro da Polícia Militar. Entendo que são anjos que defendem a nossa família. Por isso que a Prefeitura de Sorocaba tem sido parceira da Polícia Militar”, comenta.

A juíza Adriana Tayano Fanton Furukawa também recebeu o colar. “O trabalho no Judiciário é feito com muita dedicação e com muito empenho. E a gente sempre conta com o apoio de outras instituições para conseguir desempenhar esse trabalho a contento. E a Polícia Militar sempre foi uma apoiadora, e uma grande parceira nesse trabalho diário. Tenho muita admiração pela Polícia Militar”, diz a magistrada. “Me sinto muito lisonjeada com essa homenagem”, acrescenta.

Outro homenageado foi o coronel Alexandre Monclus Romanek, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Ele era a autoridade máxima da segurança pública paulista durante a cerimônia. “Receber essa comenda, dada aqui em Sorocaba, que é o ícone do liberalismo, uma questão histórica, é uma honra muito grande”, diz. Ele ainda comenta que o evento reforça ainda mais os laços entre as forças policiais.

“O entrosamento entre as forças é extremamente importante para fortalecer tanto a segurança pública, quanto para conhecer a importância das Forças Armadas e das polícias militares de todos os estados”, afirma Luís Cláudio Farina, diretor do Centro Industrial Nuclear de Aramar, que também recebeu a homenagem. “Estou honrado com a homenagem e, como paulista, fico mais honrado ainda”, fala.

Autoridades de outras cidades também foram homenageadas, incluindo prefeitos. O secretário de Governo da cidade de Itararé, Felipe Rodrigues Guimarães, foi agraciado. “É uma honra muito grande. Você estar nesse seleto grupo é honroso. É resultado de muita entrega, comprometimento e dedicação à causa pública”, comenta.

O coronel Edson Luís da Silva Simeira, comandante do CPI-7, falou sobre o evento. “É uma semana de comemorações. Esse ano, por causa da pandemia, continua mais enxuto. Esse desfile tradicional, nós conseguimos manter. Além disso, conseguimos homenagear as pessoas e instituições que sempre colaboram com a Polícia Militar”, diz.

Ele também destacou a importância de se comemorar a data. “Foi um sorocabano que fundou a nossa instituição aqui, junto com Antonio Feijó. Hoje, é o maior corpo policial da América Latina e que nasceu em Sorocaba. Aqui, é o berço da Polícia Militar”, afirma.

Obediência, lealdade, ordem e liberdade eram os ideais em 17 de maio de 1842, segundo o professor Adilson Cezar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), parceiro no evento. “Isso faz parte da história e permanece como elemento integrante de cada um de nós. É graças a esses princípios que poderemos ter uma convivência de paz e de progresso”, diz.

O evento começou com a recepção à Bandeira Nacional. Conduzida pela Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 7, regida pelo sargento Fabiano Aparecido de Oliveira. Houve a execução do Hino da Bandeira. Depois das homenagens, ocorreu desfiles, com encerramento do Pelotão Montado da Polícia Militar.

Foi o primeiro grande evento da Polícia Militar, com presença de público, após os números da pandemia apresentarem queda. A Semana Brigadeiro Tobias também conta diversas operações da PM que estão ocorrendo em todo o Estado.

Sobre o colar

O Colar Comemorativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842 foi instituído pelo decreto estadual número 35.209, de 26 de junho de 1992, e tem a finalidade de agraciar personalidades civis e militares, e instituições públicas ou privadas, que tenham contribuído para o resgate histórico, ou de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e a seu povo, de maneira a engrandecer o nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a lembrança de seus fundadores e principais líderes.

Os prefeitos de Alumínio e Avaré, respectivamente, Antônio Piassentini (Solidariedade) e Jô Silvestre (PTB); o vice-prefeito de Itu, Luciano Alves Ribeiro (PL); o secretário de Governo de Tatuí, Paulo Ribeiro da Silva; o comandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, Henrique de Agrella; o vereador Vinícius Aith (PRTB), entre outros, também foram homenageados.

O juiz Hugo Maranzano; o deputado estadual coronel Paulo Adriano Telhada (PP); o diretor do Deinter-7, o delegado de Polícia, Osmar Guimarães; e o promotor de Justiça de Sorocaba, Antonio Domingues Farto Neto, estavam presentes. (Marcel Scinocca)