Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Porto Feliz institui racionamento de água para tentar frear efeitos da crise hídrica

Abastecimento dos bairros será em regime de rodízio. Objetivo é recuperar capacidade do Ribeirão Avecuia

09 de Outubro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Níveis extremamente baixos do manancial provoca o desligamento automático das bombas.
Níveis extremamente baixos do manancial provoca o desligamento automático das bombas. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A crise hídrica que afeta as principais represas que abastecem os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) fez com que diversas cidades decretassem o racionamento de água. Depois de Araçoiaba da Serra, Itu e Salto, a alteração no sistema de distribuição também chegou a Porto Feliz. A medida começou ontem (8) e tem como objetivo permitir a recuperação do manancial Ribeirão Avecuia, que chegou a atingir 35 centímetros no local da captação.

Em níveis extremamente baixos como este, as bombas se desligam automaticamente e a estação de tratamento interrompe os serviços temporariamente, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Porto Feliz. Desta forma, o sistema acaba sendo prejudicado, pois, nas redes, a distribuição é feita por gravidade a partir dos reservatórios. Ainda ontem, em alguns bairros, a água chegou com pouca força às torneiras. Em outros pontos, não havia uma gota se quer, por conta da estação parada.

A autarquia informou que a tendência é que o reestabelecimento ocorra a partir das operações de racionamento, porém, até o momento, não existe uma previsão para a normalização do serviço. “Reforçamos que essa é uma das principais intenções do racionamento, fazer com que os níveis dos reservatórios se recuperem durante esses períodos de economia (interrupções) para que somente falte água nos locais e horários programados”, informa o Saae de Porto Feliz.

A determinação segue o decreto municipal nº 8.207, de 15 de julho de 2021, que coloca o município em estado de alerta, em razão da escassez de água no manancial que abastece a cidade. Conforme a decisão, a autarquia está autorizada a fazer fiscalizações para constatar ocorrência de desperdícios.

Moradores que usarem água continuamente para realizar tarefas como lavar calçada; molhar ruas; lavar veículos nas casas, ruas e calçadas, com utilização de mangueira; e outras formas de desperdício poderão ser notificados pelo Saae e multados em até R$ 164,89.

Cronograma de racionamento

O racionamento ocorre de segunda a sábado, em diferentes pontos de Porto Feliz. Segundas-feiras, das 6h às 18h, a interrupção do abastecimento é no setor Palmital, que atende os bairros Jardim Araritaguaba; Jardim Morumbi; Jardim Primavera; Jardim Ivone; Residencial Porto Feliz; Chácara Nestor; Jardim Bela Fonte; Bambu; Jardim São Pedro; Cidade Jardim; Jardim Porto Feliz; Jardim Brasil e Chácara Delleu.

No mesmo horário, a suspensão também chega no setor Flamboyant, que atende o Portal dos Bandeirantes II e Jardim Ville Flamboyant. Já das 18h às 6h, é a vez do setor Cidade Baixa, que atende a região central a Chácara Bazzo, e do setor Jardim Vante, com os bairros Jardim Vante; Altos do Jequitibá; Jardim Porto City; São Carlos; Olívio Barbosa; Vista Alegre; Residencial Madalena e Bairro da Ponte.

Terças-feiras, das 6h às 18h, a interrupção é no setor Vila América, com os bairros Vale do Sol; Jardim Julita; Vila Manduquinha; Jardim Borba Gato; Jardim Seckler; Vila América; Vila Acalá; Vila Angélica; Vila Maria; Jardim Bela Vista; Jardim Nova Bandeirantes; Jardim São Bento; Jardim São José; Jardim Porungal e Jardim Stecca. O setor Vila Progresso também passa pelo rodízio, no mesmo horário, com os bairros Jardim Santa Elisa; Vila Martelli; Jardim Sofia; Vila Progresso; Jardim Santa Rosa; Vila Sanches; Jardim Bandeirantes e Jardim Santa Cruz.

Ainda às terças, das 18h às 6h, fica sem água o setor Campo Santo, que integra os bairros Humberto Martelli; Conjunto Habitacional Porto Feliz; Jardim Belo Alto; Portal Ville Apê; Bepim, Jandira Diez Alcalá; Célia Maria; Jardim Tendá; Santa Clara; Altos do Tendá; Residencial Solar das Monções e Rafael Alcalá.

A suspensão no setor Popular ocorre no mesmo horário, com os bairros Residencial São Francisco; Residencial São Marcos; Terras do Porto; Parque Residencial Água Branca; Jardim Esplanada; Jardim Rolando Giuli; Convívio dos Santos; Conjunto Habitacional Prefeito Eugênio Motta; Jardim Martelli; Jardim Excelsior; Conjunto Habitacional Agostinho Alcalá e Conjunto Habitacional Prefeito Benedito José Diana.

Quartas-feiras, das 6h às 18h, o racionamento volta para setor Flamboyant. O segundo período, das 18h às 6h, é do setor Palmital. Quintas-feiras, a suspensão de água volta para o setor Campo Santo, das 6h às 18h. E, das 18h às 6h, retorna para o setor Vila América. Às sextas-feiras, das 6h às 18h, a interrupção é no setor Jardim Valente. Já das 18h às 6h, o rodízio é no setor Cidade Baixa. Aos sábados, o revezamento de água ocorre das 6h às 18h no setor Popular e, das 18h às 6h, no setor Vila Progresso. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)