Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Feriado começa com chuva e estradas cheias

Inmet prevê frente fria na RMS até segunda (11), véspera do dia de N.S. Aparecida e das Crianças

09 de Outubro de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Por meio do aplicativo, é possível obter informações sobre condições de tráfego nas rodovias e solicitar serviços
Por meio do aplicativo, é possível obter informações sobre condições de tráfego nas rodovias e solicitar serviços (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/10/2021))

A partir de hoje (9), a maioria dos brasileiros ganhará quatro dias de descanso: na terça-feira (12) é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O Dia das Crianças também é comemorado na mesma data. Para os sorocabanos que estão pensando em viajar para o litoral ou até para outras cidades da Região Metropolitana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que um reforço da frente fria chega hoje (9) ao Estado.

Ele deve provocar até segunda-feira (11) volumes de chuva significativos no litoral, no centro-leste (regiões metropolitanas de Sorocaba e São Paulo; vales da Mantiqueira e do Paraíba), sul (Vale do Ribeira e Alto Paranapanema) e nordeste (Mogiana e Alta Mogiana). Os maiores volumes de chuva estão previstos para Sorocaba e o litoral, entre hoje e segunda à tarde, podendo passar dos 100mm/24h no domingo (10). A partir de terça (12), os volumes diminuem significativamente.

Em relação às estradas, a expectativa da CCR ViaOeste é que o fluxo seja de 639 mil veículos durante a Operação Feriado apenas no sistema Castelo-Raposo, entre hoje e terça. Já a Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), prevê que entre 250 mil e 380 mil veículos sigam em direção à Baixada Santista saindo da Região Metropolitana de São Paulo. Serão realizadas operações especiais de inversão do sentido das pistas de acordo com a demanda de tráfego. Por fim, a AB Colinas espera 647 mil veículos ao todo em suas estradas -- 197 mil na Castello Branco (de Itu a Tatuí), 202 mil na SP-075 (de Itu a Campinas), 64 mil na SP-127 (Rio Claro a Tatuí), 120 mil na SP-300 (entre Jundiaí e Tietê) e 64 mil na SPI-102/300 (“Contorno de Itu”).

Abre e fecha

O feriado prolongado vai alterar a rotina de alguns serviços oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba. Aqueles prestados pelos setores essenciais, como atendimentos a urgências e emergências, seguem normalmente, assim como a coleta de lixo (calendário habitual) e as feiras-livres (terça, das 7h às 12h).

Por outro lado, o Paço Municipal e unidades descentralizadas estarão fechadas, as Casas do Cidadão, Unidades Básicas de Saúdes (UBSs), Policlínica, Ônibus Azul, Ônibus Rosa, Caps Infantil, SAME/CTA, Procon, Posto de Atendimento ao Trabalhador, Espaço Empreendedor, bibliotecas, museus, Parque do Biquinha, centros esportivos e ginásios.

O Mercado Municipal funcionará na segunda (11), das 8 às 18h, mas estará fechado na terça. Já o Mercado Distrital fica fechado na segunda e abre no dia seguinte, das 8h às 12h. O cemitério funciona nos dois dias, das 8 às 16h30; o Aterro dos Inertes funciona segunda (7h às 17h) e fecha no dia 12; o Jardim Botânico e o Zoológico Municipal abrem nos dois dias das 9h às 17h, e os demais parques municipais das 8h às 17h. Funcionarão em sistema de plantão Urbes, Saae, Caps AD e Caps III, e, no sistema 24 horas, UPA Éden, UPH Zona Norte, UPH Leste, PA Laranjeiras, PA Brigadeiro Tobias, PA Carandá e PA Sorocaba I. (Com informações da Secom Sorocaba)