Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

UBS do Jardim Rodrigo retoma atendimento hoje (9)

Unidade permaneceu nove meses interditada por risco de explosão

09 de Outubro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
UBS foi construída sobre terreno que anteriormente abrigou aterro sanitário.
UBS foi construída sobre terreno que anteriormente abrigou aterro sanitário. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (7/10/2021))

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rodrigo retomará sua atividades normais hoje (9), após quase nove meses de interdição em Sorocaba. A unidade ficou inutilizada após ter sido constatado o risco de explosão pelos altos níveis de gás metano.

Aproximadamente 15 mil pessoas voltarão a receber atendimento médico na UBS reformada. Conforme a Prefeitura, “as ações de monitoramento, com aferição da emissão dos níveis dos gases no local, são feitas regularmente. Além disso, foi realizado o reparo do Sistema de Captação de Gases para drenagem no local”. A obra foi custeada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, ou seja, por meio de uma doação da multinacional alemã Schaeffler ao município.

Após receber denúncia de risco grave e iminente de segurança pública e comprometimento das instalações, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, interditou, no dia 11 de janeiro de 2021, a área onde estava funcionando a UBS Jardim Rodrigo. O conhecimento sobre a situação crítica da unidade de saúde, construída sobre um antigo aterro sanitário, veio de servidores, que procuraram, no dia 7 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade para relatar o caso.

Segundo mostram documentos levantados e uma inspeção de segurança realizada no dia 8 de janeiro, cujo relatório foi oficiado no dia 10 do mesmo mês, a área estava comprometida desde o ano passado. Da mesma forma, foi constatada a inexistência de contrato com empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva do sistema de captação de gases instalado no terreno, em se tratando de uma área de aterro sanitário.

Além disso, constatou-se que o sistema apresentava entupimento em alguns pontos da rede. Isso estava dificultando o monitoramento e a medição dos gases produzidos no terreno, sob as lajes dos prédios. Ainda durante a inspeção de segurança realizada no dia 8 de janeiro, em uma primeira mediação aferida pelo técnico da empresa Aquarela Weber Ambiental, em um ponto instalado em uma das salas da UBS, os níveis de emissão de gás metano chegam a 100%, sendo que o máximo tolerável é 20%, o que significava risco iminente de explosão. Em função disso, as consultas médicas e os exames realizados na UBS Jardim Rodrigo foram remanejadas, provisoriamente, desde 11 de janeiro, para a UBS Lopes de Oliveira, na Vila Helena.

Ao lado da UBS do Jardim Rodrigo, também funciona o Centro de Educação Infantil “Nathália Orejana” (CEI 117), que funcionava no prédio da antiga Oficina do Saber. A unidade escolar também está interditada pelo mesmo motivo. A Prefeitura informou que a manutenção do CEI está em fase de processo licitatório. A previsão é que a escola volte a atender no primeiro semestre de 2022. As crianças matriculadas nesta unidade estão sendo atendidas em creches próximas. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)