Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mundo animal

Dia Nacional do Lobo-Guará tem comemoração no Zoológico Municipal de Sorocaba

O objetivo da Sema é mostrar às crianças e adultos as características e curiosidades do lobo-guará

07 de Outubro de 2021 às 16:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dia Nacional do Lobo-Guará tem comemoração no Zoológico Municipal de Sorocaba.
Dia Nacional do Lobo-Guará tem comemoração no Zoológico Municipal de Sorocaba. (Crédito: Secom/Sorocaba)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem Estar Animal (Sema), realizará, na próxima terça-feira (12), das 9h30 às 15h30, uma programação especial no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, para celebrar o Dia Nacional do Lobo-Guará, comemorado em 12 de outubro. As atividades ocorrerão em frente ao recinto do animal.

O objetivo da Sema é mostrar às crianças e adultos as características e curiosidades do lobo-guará, uma espécie ameaçada de extinção que habita o Cerrado e ocorre na região de Sorocaba, além de desmistificar algumas crenças antigas relacionadas a ele, que podem colocá-lo em risco, assim como abordar a importância do papel do zoológico na conservação das espécies.

O Dia do Lobo-guará faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente no município de Sorocaba, instituído pela Lei n 8.812, de 15 de julho de 2009. “Esse ganho da data municipal para a espécie na cidade se deu pelo trabalho que o Zoológico de Sorocaba realiza na reprodução e conservação do lobo-guará, que está ameaçada de extinção”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.

Além disso, às 11h, quem estiver no zoo poderá acompanhar a entrega de um bolo no recinto do lobo-guará, preparado pelos tratadores de animais e zootecnista, com alimentos que fazem parte da dieta da espécie. Além de celebrar a data, o intuito é apresentar aos visitantes o cuidado com a alimentação de todas as espécies habitantes do Zoológico, para garantir o bem-estar animal. Para participar, não é necessária inscrição prévia.

O Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, aberto das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Sobre a espécie

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros e onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser visto aos pares somente no período reprodutivo. (Da Redação)