Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

18 cidades da RMS não registraram óbitos por Covid-19 na última semana

Levantamento foi divulgado pelo governo estadual e aponta no total 467 cidades paulistas sem mortes por Covid-19 no período de 28 de setembro a 5 de outubro

07 de Outubro de 2021 às 12:53
Ana Claudia Martins [email protected]
Imóveis ficarão disponíveis no Banco de Dados do Invest SP.
Imóveis ficarão disponíveis no Banco de Dados do Invest SP. (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM SOROCABA)

No total, 18 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) não registraram óbitos por Covid-19 na última semana, ou seja, no período de 28 de setembro a 5 de outubro. Segundo o governo estadual, no período, o total de 467 municípios no estado de São Paulo não registraram mortes pela doença.

O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (6) pelo governo estadual. Os 18 municípios da RMS são: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Jumirim, Mairinque, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Tapiraí e Tietê.

Ainda conforme o governo estadual, os números gerais do Estado significa que sete a cada 10 cidades paulistas não tiveram novos óbitos por Covid-19 desde 28 de setembro, o que corresponde a cerca de 72% das cidades de São Paulo. “O balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença”, informa a pasta estadual.

O governo estadual destaca ainda que a melhoria nos indicadores é notada de forma sustentada no decorrer do último mês, isto é, não houve registro de novas mortes em 276 cidades entre 5 de setembro e 5 de outubro. “Observando-se somente a última quinzena, a proporção é de 401 municípios sem vítimas desde 21 de setembro”, aponta a pasta estadual.

A análise foi feita a partir de dados que estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do Estado e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.

“Já vivemos momentos em que não conseguíamos fazer mais do que era feito. Agora olhando esses números, observamos que a vacinação foi eficaz e é um ato pela vida”, citou o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Indicadores da Saúde

O avanço da vacinação reflete na redução dos indicadores da COVID-19 no Estado. A média diária de casos notificados e de hospitalizações por semana epidemiológica caiu ao nível mais baixo deste ano. A semana epidemiológica atual conta 563 novas hospitalizações, queda de quase 1%.

Nesta semana epidemiológica foram notificados 139 novos óbitos, queda de 2,8% de mortes em relação à semana anterior. A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está em 31,49% no Estado e 39,15% na Capital. São 2.244 pacientes internados em UTI em todo o estado.

“O número de pacientes internados nas unidades de terapia intensiva hoje é de 2.244. No dia primeiro de abril, eram 13.150 pessoas internadas, portanto, quase 11 mil pessoas internadas a menos. Isso é o resultado da vacinação e esses dados são similares aos que tivemos em maio e junho de 2020, antes do pico da primeira onda da Covid-19”, lembrou o secretário estadual de Saúde. (Da Redação)