Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Shopping conta com exposição de pinturas e artesanatos em Sorocaba

A mostra contará com diversas obras produzidas por pacientes do CAPS AD III "Saca Só"

07 de Outubro de 2021 às 11:07
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
A mostra contará com diversas pinturas e artesanatos produzidos por pacientes do CAPS AD III
A mostra contará com diversas pinturas e artesanatos produzidos por pacientes do CAPS AD III "Saca Só" (Crédito: Divulgação )

Com o objetivo de desmistificar o tratamento de saúde mental e destacar sua importância, a exposição “Do Caos à Arte: Expressões de Cuidado em Saúde Mental” ficará em cartaz no piso L2 do Shopping Cidade Sorocaba, a partir desta sexta-feira (8), e seguirá até o dia 7 de novembro. A mostra contará com diversas pinturas e artesanatos produzidos por pacientes do CAPS AD III “Saca Só”.

Segundo a coordenadora do CAPS AD III “Saca Só”, Maria Madalena Sudário, os trabalhos que serão apresentados na exposição são resultado do grupo de ateliê de pintura e artesanato, que é desenvolvido na unidade junto aos pacientes. “Tivemos essa iniciativa no intuito de evidenciar o trabalho realizado pelo CAPS, assim como as obras produzidas pelos pacientes, mostrando a importância do cuidado com a saúde mental e de cada indivíduo, com todas as suas vivências e particularidades, que não se resumem a um aspecto isolado ou à própria doença”, conta.

O grupo de ateliê de pintura e artesanato, desenvolvido no CAPS e coordenado pelo servidor Vitor Calderan, funciona como um espaço de promoção da saúde mental, por meio da arte. Nele, todos têm a possibilidade de produzir desenhos e pinturas livremente, com um papel em branco à sua frente ou, ainda, com uma mandala impressa, sem regras de certo e errado. Dessa forma, é oferecido um espaço de criação, a partir da subjetividade de cada um. O Ateliê não é uma aula de desenho ou pintura, e nem tem essa pretensão.

As artes criadas foram realizadas a partir do conhecimento que cada participante, ou artista, adquiriu ao longo de sua vida. Com isso, é possível observar o repertório de cada pessoa, além de sua doença. “Somos todos seres plurais, não podemos ser reduzidos em uma coisa só, muito menos à nossa doença. Enxergar as artes dessa exposição é enxergar também as possibilidades de cada um de nós, mesmo nos momentos de dificuldade”, explica Maria Madalena.