Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comunidade

Demandas de saúde são destaque na 'Quarta com o prefeito'

Iniciativa tem o objetivo de aproximar o cidadão da gestão municipal e garantir acesso a serviços públicos

07 de Outubro de 2021 às 02:40
Ana Claudia Martins [email protected]
Atendimentos ocorreram no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), com protocolos sanitários
Atendimentos ocorreram no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), com protocolos sanitários (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/10/2021))

Mais de 500 pessoas passaram pelo Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) nesta quarta-feira (6), em Sorocaba, para a primeira edição do projeto “Quarta com o prefeito”. Solicitações na área da saúde, como pedidos de tratamentos, cirurgias e remédios de alto custo, lideraram as demandas. Vagas de emprego, educação, serviços e obras também foram assuntos frequentes. Das 9h às 16h, Rodrigo Manga e os secretários municipais ouviram os pedidos dos sorocabanos.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Governo (Segov) e tem o objetivo de aproximar o cidadão da gestão municipal, além de garantir o acesso aos serviços públicos e providenciar soluções para as necessidades dos munícipes e suas comunidades.

O atendimento ocorrerá sempre na primeira quarta-feira do mês, mediante agendamento prévio on-line, seguindo protocolos sanitários preventivos à Covid-19. A Ouvidoria Geral do Município cadastrou todos os atendimentos no sistema.

“Essa é uma proposta de governo do prefeito Rodrigo Manga e, com o início desse atendimento à população, estamos tornando a Prefeitura de Sorocaba mais humanizada, ouvindo pessoalmente cada cidadão que desejar ter acesso direto ao prefeito e aos secretários”, diz a secretária de Governo, Samyra Toledo.

Inicialmente, foram oferecidas 240 vagas. O número total de atendimentos, porém, passou de 500. Conforme o prefeito, a ação reedita um trabalho que ele já fazia durante seus dois mandatos como vereador em Sorocaba -- quando realizou cerca de 40 mil atendimentos com a população da cidade.

Saúde lidera demandas

Quase sem atividades culturais por conta da pandemia, o Teatro Municipal viveu um dia atípico. Pessoas entrando e saindo a todo momento com pastas de documentos e muitos pedidos para fazer ao prefeito e aos secretários municipais.

Teve gente que aproveitou o momento para tirar fotos com o chefe do Executivo e até dar um rápido abraço, em função das medidas sanitárias da pandemia da Covid-19.

As máscaras foram requisito obrigatório para entrar no teatro. Nas cadeiras, enquanto esperavam para subir ao palco e apresentar suas demandas, sobretudo na área da saúde, sorocabanos seguravam documentos, pastas e exames médicos na esperança de sair dali com seus pedidos encaminhados.

Para quem espera um tratamento para uma doença como qualquer tipo de câncer, é sempre angustiante. E o tempo passa a ser o principal inimigo para quem quer vencer a doença e para os familiares que buscam apoio do poder público. Márcia Cristina Brito e a cunhada Amanda Graciele Brito aguardavam sentadas na primeira fileira das cadeiras do teatro para apresentar o pedido de tratamento para dois familiares. Os pais de Márcia sofrem com problemas de saúde.

A mãe, cadeirante, sofre com viagens cansativas para fazer tratamento em um hospital em São Paulo, cujo transporte é custeado pelo município. “Minha mãe sofre com um câncer na bexiga e esperamos conseguir a transferência do tratamento dela para Sorocaba, pois as viagens são muito cansativas e ela já está bastante debilitada”, conta.

Outro pedido apresentado para a Secretaria da Saúde é por conta dos remédios de alto custo que o pai de Márcia usa constantemente por conta de uma insuficiência cardíaca crônica. “O remédio custa R$ 1,3 mil e já tentamos conseguir pelo governo estadual, por meio de um advogado e até agora nada”, relata a filha.

Márcio Choma também aguardava para ser atendido pela pasta municipal para solicitar tratamento oncológico para a irmã dele, na Santa Casa de Sorocaba. Ele conta que há cerca de 20 dias a irmã passou por atendimento em uma unidade de saúde municipal e foi constatado que ela está com câncer no intestino.

“Após o diagnóstico, ela foi colocada na fila da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) do Estado, para iniciar o tratamento oncológico. Isso me preocupa muito, pois não sabemos quanto tempo pode levar essa espera, e no caso do câncer, o tempo é o maior inimigo”, destaca.

Márcio lembrou ainda que já perdeu a mãe por causa de um câncer, e que ela também foi colocada na fila da Cross e houve muita demora para iniciar o tratamento. “A iniciativa de ouvir os pedidos da população é muito boa, sobretudo na área da saúde, mas se o problema não for solucionado, aí não tem nenhum efeito”, aponta.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, todas as demandas recebidas já foram encaminhadas para que as pastas municipais correspondentes façam as ações necessárias para atender aos pedidos dos sorocabanos.

Na área da saúde, o prefeito Rodrigo Manga disse que, em breve, iniciará mutirões de saúde para atender a todas as demandas da população por consultas, exames e cirurgias. Outro assunto bastante procurado no evento foram as vagas de emprego. Pelo menos 28 de 35 pessoas que pediram emprego foram encaminhadas para entrevistas de trabalho. (Ana Cláudia Martins)