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Comprovante

Sorocabanos relatam erros em dados de comprovantes de vacinação digitais

Alguns dados dos certificados apresentam discrepâncias em relação as informações do cartão físico

06 de Outubro de 2021 às 19:23
Wilma Antunes [email protected]
Comprovante de vacinação pode ser emitido virtualmente pelo aplicativo Conecte Sus e Poupatempo Digital.
Comprovante de vacinação pode ser emitido virtualmente pelo aplicativo Conecte Sus e Poupatempo Digital. (Crédito: Wilma Antunes)

Com a exigência do comprovante de vacinação contra Covid-19 em diversos órgãos, estabelecimentos e eventos do País, muitas pessoas preferem carregar o registro no próprio bolso. Isto porque é possível obter, virtualmente, o certificado nacional de vacinação na plataforma Conecte Sus e no aplicativo Poupatempo Digital, disponíveis para smartphones. Este aumento na procura por uma solução mais rápida na hora de entrar em determinados espaços revelou falhas nos dados das fichas de imunização de algumas pessoas.

No Estado de São Paulo, quem não tomou pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus, é barrado de entrar nos prédios do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), incluindo o Fórum de Sorocaba, conforme a determinação tomada pelo TJ no dia 20 de setembro. Desde a última segunda-feira (4), o Sesc, no Jardim Faculdade, também passou a exigir comprovante de imunização aos visitantes. Já na Capital, é obrigatória a apresentação do certificado em todo evento com público superior a 500 participantes.

A assessora de imprensa Sandra Vergili, de 55 anos, tem compromissos presenciais em São Paulo no fim do mês e levou um susto quando resolver checar as informações no aplicativo Conecte Sus. “Quando entrei no portal, vi que havia apenas a confirmação da primeira dose. Liguei para a Vigilância Epidemiológica para entender o que aconteceu e uma funcionária acessou o cadastro através do meu CPF e realmente não havia o registro da 2ª para a Prefeitura de Sorocaba”, conta.

Ela foi orientada a enviar um e-mail à pasta com seus dados pessoais e foto anexada do comprovante de vacinação. Apesar da confusão, a assessora ficou satisfeita com o atendimento da Vigilância e disse que vai aguardar mais uns dias para ver se os dados foram corrigidos. “A pessoa que me atendeu foi super rápida na orientação do que eu deveria fazer para regularizar meu cadastro vacinal”, comenta.

Outro sorocabano também passou pela mesma situação. O publicitário Cláudio Mathiazzi, de 43 anos, emitiu o comprovante pelo aplicativo do Poupatempo e notou que a data da aplicação da primeira dose que consta no cartão físico estava com diferença de um mês do registro no certificado virtual. Mesmo tendo observado o erro, Mathiazzi não solicitou alteração e diz ter conseguido ter tomado a segunda dose sem problemas. “Tomei a segunda dose com uma semana de atraso, mas foi por causa da falta da vacina nos postos da cidade”, esclarece.

A Prefeitura de Sorocaba informou que para corrigir a falha de digitação na carteira digital de vacinação, o cidadão pode enviar um e-mail para: [email protected], explicando o caso e anexando o comprovante de vacinação e o documento com foto em que conste o número do seu CPF. O procedimento pode ser feito também pelo telefone: 3333-1970. O acerto é imediatamente feito.

"Em relação ao descompasso no registro da segunda dose da carteira digital, isso acontece, pois, para facilitar o acesso da população à vacinação, o município de Sorocaba não exige o pré-cadastro dos munícipes no sistema, ficando essa digitação de cada ficha a cargo da própria Secretaria da Saúde (SES). Sendo assim, a digitação completa das aplicações acaba sendo feita posteriormente às ações de vacinação realizadas, o que gera esse descompasso entre a data da vacinação e o que consta na carteira de vacina digital", destaca a administração municipal.

Atualizada às 21h08 para acrescentar posicionamento da Prefeitura de Sorocaba