Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura recebe doação de 100 exames de mamografia para atender mulheres da rede municipal

Prefeito destacou a importância da doação desses exames para fortalecer, ainda mais, a assistência do município às mulheres

06 de Outubro de 2021 às 12:55
Da Redação [email protected]
Prefeitura recebe doação de 100 exames de mamografia para atender mulheres da rede municipal
Prefeitura recebe doação de 100 exames de mamografia para atender mulheres da rede municipal (Crédito: Marcelo de Almeida Jr/Secom)

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, que conscientiza para a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Sorocaba recebeu, na tarde desta terça-feira (5), a doação de 100 exames de mamografia. A boa ação foi realizada pela Ong Maple Tree, em cerimônia realizada no auditório do Hospital do GAPCI, e atenderá mulheres da rede pública municipal de Saúde.

No ato simbólico, estiveram presentes o prefeito Rodrigo Manga; o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a vice-presidente do GPACI, Gláucia Blazeck; o diretor comercial da Pró-Femme Diagnósticos, Miguel Nascimento; a diretora da ONG Maple Tree, Dra. Alice Francisco, e o vice-diretor da ONG, Dr. Max Strasser. O vereador Cícero João também participou da solenidade, representando a Câmara Municipal.

O prefeito Rodrigo Manga destacou a importância da doação desses exames para fortalecer, ainda mais, a assistência do município às mulheres. “Nós encaramos um grande desafio em nossa cidade e estamos, a cada dia, melhorando a saúde, não só das mulheres, mas de toda a população”, ressalta.

Já, o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, enfatizou que, durante a pandemia, muitas mulheres deixaram de realizar o exame de mamografia. “Precisamos lembrar que as mulheres devem procurar as UBSs e manter seus exames em dia, como, por exemplo, a mamografia, que auxilia na prevenção ou detecção precoce do câncer de mama”, afirma.

Na rede municipal, as equipes de servidores da área da Saúde intensificam a coleta de Papanicolau e as orientações sobre a prevenção das duas doenças-tema do Outubro Rosa: o câncer de mama e do colo do útero. Em Sorocaba, as mulheres podem procurar o atendimento médico em uma das 32 UBSs. Veja os endereços e contatos de cada uma, pelo link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu.