Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Chuva não alivia nível dos reservatórios de Sorocaba

Sistema Castelinho/Ferraz opera com 55% e o Ipaneminha atingiu 65%

05 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Chuva não foi suficiente para fazer desaparecer bancos de areia no rio Sorocaba.
Chuva não foi suficiente para fazer desaparecer bancos de areia no rio Sorocaba. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/10/2021))

Apesar da chuva do fim de semana e de ontem (4), o volume ainda não foi suficiente para aliviar a situação dos mananciais que abastecem Sorocaba e nem a represa de Itupararanga, que atingiu 22,31% do volume útil. Segundo a Defesa Civil de Sorocaba, entre sábado (2) e ontem, a ETA Cerrado acumulou 13 milímetros e na ETA Éden foram 3,5 milímetros de chuva.

A volume de chuva também não foi suficiente para mudar o cenário de “bancos de areia” no leito do rio Sorocaba.

Já em relação aos mananciais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que o Sistema Castelinho/Ferraz opera com 55% da capacidade total e o Sistema Ipaneminha, com 65%.

Para os próximos dias, segundo a Defesa Civil estadual, há previsão de chuvas entre os dias hoje (5) e sexta-feira (8), com temperaturas oscilando entre 16ºC e 29ºC.

O Saae informa que não há, no momento, previsão de que Sorocaba adote alguma medida de restrição no abastecimento, pois está sendo possível a captação do volume de água necessário para o suprimento da cidade.

Porém, a autarquia mantém o estado de alerta na cidade, que foi assinado na semana passada pelos prefeitos de 10 municípios da região, por conta da atual situação hídrica da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “A assinatura da declaração de estado de alerta, referente à situação hídrica atual, foi uma medida adotada com o objetivo de reforçar a necessidade de economia de água por parte da população dessas localidades, bem como definir ações conjuntas para minimizar os efeitos da estiagem no abastecimento”, informa o Saae Sorocaba. O grupo deverá se reunir na semana que vem para avaliar a situação hídrica da região, já que as 10 cidades que participam do estado de alerta devem analisar a situação a cada 15 dias.

Um ponto destacado na semana passada, quando o estado de alerta hídrico foi declarado, é que a quantidade atual de água que ainda resta na represa de Itupararanga é suficiente para os próximos 100 dias, ou seja, até 28 de dezembro de 2021. Caso chova suficiente nas próximas semanas, o nível do reservatório poderá aumentar ou pelo menos manter um nível que possa ampliar o prazo de 100 para mais dias.

Ações do Saae

Do ponto de vista operacional, o Saae Sorocaba informa que tem promovido a redução da pressão do sistema, em determinados horários do dia, ação que apresenta resultados significativos na diminuição da vazão das represas, assim como o controle ativo dos vazamentos, com rapidez de atendimento aos chamados, dentre outras várias medidas.

Além disso, intensificou o monitoramento dos reservatórios e das bacias, quanto aos níveis operacionais, e implantou o Programa de Redução e Controle de Perdas no sistema de distribuição. “O objetivo é sempre garantir a manutenção do abastecimento público de água com qualidade, durante o atual período de estiagem”, ressalta. (Ana Cláudia Martins)