Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

Operação encaminha 8 adolescentes ao Conselho Tutelar em Sorocaba

O caso aconteceu durante a operação 'Paz e Proteção', que contou com nova estratégia

04 de Outubro de 2021 às 09:16
Kally Momesso [email protected]
Quatro pessoas foram presas
Quatro pessoas foram presas (Crédito: Divulgação/PM)

A operação 'Paz e Proteção' encaminhou oito adolescentes em situação de risco para o Conselho Tutelar após terem recebido bebidas alcóolicas de um comerciante, que foi preso em flagrante. O caso aconteceu neste final de semana, entre sexta (1) e domingo (3). 

A ação, que contou com uma nova estratégia,  teve como alvo principal o bairro Jardim Ipiranga e foi feita em conjunto entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Foi realizado um controle efetivo de todos os acessos pela PM e Urbes, além do monitoramento reforçado com apoio do helicóptero Águia e ocupação de todo o bairro pelos órgãos de segurança pública, incluindo a Cavalaria do 14 BAEP.

O objetivo foi coibir a aglomeração de pessoas para a formação de pancadões, bailes funk e impedir práticas delituosas. Segundo a PM, a geografia do local e a facilidade de acesso por várias vias facilitam aglomerações em diversos pontos do bairro.

Somente no Jardim Ipiranga, 542 pessoas foram abordadas, sendo uma delas procurada pela Justiça. Deste total, 306 condutores foram fiscalizados, 77 veículos foram recolhidos e 132multas foram confeccionadas. Durante a operação, um comerciante foi preso em flagrante e conduzido ao distrito policial, após fornecer bebida alcoólica a menores de idade, que foram encaminhados ao Conselho Tutelar. 


A ação contou com apoio do helicóptero Águia - Divulgação/PM
A ação contou com apoio do helicóptero Águia (crédito: Divulgação/PM)

Bairros próximos, como Júlio de Mesquita Filho, Nova Esperança e Vila Helena, também foram monitorados buscando evitar a migração dos participantes. Houve também manutenção da atuação preventiva no Ana Paula Eleutério.

Não foram registradas reclamações de graves perturbações da ordem por meio de obstrução de vias  públicas, apenas uma rápida intervenção na Av. Itavuvu na madrugada de domingo.

A nova estratégia foi discutida e alinhada após várias reuniões de planejamento durante a semana envolveu além da Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal, Fiscalização da Prefeitura,
Conselho Tutelar, Urbes e Vigilância Sanitária. Ao total, a operação abordou 940 e prendeu quatro, sendo dois procurados da Justiça. 453 veículos foram fiscalizados, 78 veículos foram guinchados e 248 multas foram efetuadas. Dos 22 estabelecimentos fiscalizados, 11 foram fechados e/ou autuados.

Galeria

Confira a galeria de fotos