Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Jovem oferece cortes de cabelo de graça

Com apenas 17 anos, Caio Ramos da Silva decidiu usar seu conhecimento e talento em barbearia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social

03 de Outubro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Caio Ramos da Silva tem 17 anos:
Caio Ramos da Silva tem 17 anos: "É algo simples". (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as dificuldades enfrentadas pela população aumentaram ainda mais. Muitos negócios tiveram de fechar as portas e muita gente perdeu emprego. Na outra ponta, aumentaram as ações particulares para ajudar os mais necessitados, sejam campanhas de arrecadação de cestas básicas, doação de alimentos e contribuições de todo tipo.

Com apenas 17 anos de idade, Caio Ramos da Silva, por exemplo, decidiu usar seu conhecimento e talento em barbearia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social que não conseguem pagar por um corte de cabelo.

Ele nasceu em Barueri, onde mora e trabalha cortando cabelo. Entretanto, paralelamente ao seu emprego, ele corta cabelo gratuitamente em Sorocaba e outros municípios da região. A atitude fez sucesso nas redes sociais.

Ao Cruzeiro do Sul, o jovem contou que começou um curso de barbearia há nove meses, depois de pesquisar um pouco sobre a área. “Eu vi que era algo que eu gostava e, do dia para a noite, eu já estava comprando os materiais. É realmente o que eu quero para a minha vida”.

Durante a pandemia, ele percebeu a necessidade dos cortes gratuitos. “Comecei a fazer essa ação há uns seis meses, mais ou menos. Vi que muitas pessoas não tinham condições e isso foi uma forma de ajudar. É algo simples para mim, mas para muitas pessoas um corte de cabelo renova a autoestima e deixa as pessoas se sentindo melhor”, contou Silva.

Os cortes gratuitos são realizados durante seu tempo livre, quando ele vai para outras cidades atender algumas pessoas. “Já fui algumas vezes para Sorocaba cortar cabelo gratuitamente. Eu não divulgo. Poucas pessoas sabem. Mas como está viralizando e muitas pessoas estão gostando, eu estou com muitos planos para fazer isso de uma forma mais profissional e sem expor muito as pessoas que estão sendo ‘ajudadas’, porque algumas não gostam”, relatou ele.

O corte de cabelo do Caio custa R$ 20,00 no salão onde ele trabalha. Ainda assim, ele decidiu começar essa ação que acredita ser crucial na vida de uma pessoa. “Eu acho muito importante, pois acredito que a autoestima é fundamental para que a pessoa consiga se levantar dessa situação”, disse.

Ele contou que realiza esse trabalho por amor e que sua meta de vida é ajudar as pessoas. “Dinheiro é apenas uma consequência da minha realização profissional. Por isso, sempre que eu puder ajudar alguém com o meu talento, eu vou ajudar. Minha iniciativa serve para as pessoas começarem a ter mais amor uma com as outras”, concluiu.

Ele disse que alguns de seus clientes gratuitos foram até a barbearia onde ele trabalha e pagaram os cortes realizados anteriormente e se tornaram clientes. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)