Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estiagem

Moradores de Ibiúna fazem protesto neste domingo por Itupararanga

Ato visa chamar atenção das autoridades e da população sobre o período de prolongada estiagem na região

02 de Outubro de 2021 às 20:58
Da Redação [email protected]
Em apenas três dias, Itupararanga perdeu 2% de sua capacidade hídrica.
Longo período de seca vem causando queda nos níveis da represa (Crédito: MANUEL GARCIA (2/9/2021) )

Preocupados com a atual situação da Represa de Itupararanga, um grupo de moradores da cidade de Ibiúna e integrantes do Parque Ecológico Itupararanga promoverão, neste domingo (3), um protesto a partir das 9 horas à beira da represa para chamar atenção das autoridades e da população sobre o período de prolongada estiagem na região, causando falta de água e até rodízio no abastecimento em algumas cidades.

A água da represa é responsável, também, por grande parte do abastecimento da cidade de Sorocaba, além de outras cidades da Região Metropolitana, como Piedade, Votorantim e São Roque. Além da falta de chuvas, os manifestantes ainda pretendem abordar a falta de conscientização de alguns, seja pelo alto consumo ou até pelo despejo ilegal de dejetos e esgoto.

Em nota, o advogado Renan Godinho, um dos idealizadores do evento, salientou a importância do envolvimento e participação da população. “Água é nossa maior riqueza, nossa represa abastece dezenas de cidades do entorno, nada mais certo, justo e necessário do que cobrarmos ações que podem e dever suprir a sede e necessidade de todos. É hora de união em prol da vida e de nossa amada Ibiúna”, falou.

A diminuição da vazão da represa de Itupararanga, inclusive, já afeta o nível do rio Sorocaba. Na cidade, em alguns pontos, é possível ver “bancos de areia”, que se formam no leito do rio, principalmente na proximidade do Parque das Águas, no Jardim Abaeté.