Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Operação intensifica ações contra "pancadões" em áreas públicas

Nove estabelecimentos foram fiscalizados durante a operação

02 de Outubro de 2021 às 13:46
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
A operação conjunta percorreu 10 bairros de Sorocaba
A operação conjunta percorreu 10 bairros de Sorocaba (Crédito: Divulgação / Secom Sorocaba)

A operação integrada, que teve início às 18h de sexta-feira (1) e avançou até as 6h deste sábado (2), contou com efetivos extras da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), mais a atuação de agentes de trânsito da Urbes, Conselho Tutelar, Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária (Visa), da Prefeitura de Sorocaba.

“Houve várias reuniões durante a semana, entre as forças policiais, os órgãos de fiscalização e conselhos, e uma nova estratégia de atuação foi traçada. A PM promoveu a chamada ‘Operação Saturação’, sempre com o apoio da GCM, fortalecendo ações preventivas, por meio de equipes em pontos fixos; outras realizando bloqueios em vias e, ainda, as fiscalizações a estabelecimentos. A ação contou, também, com o apoio do helicóptero Águia, da PM”, explica o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão.

Ao todo, 40 PMs, 27 GCMs, três conselheiros tutelares, além de quatro equipes da Urbes, uma de fiscais e outra da Visa atuaram de forma conjunta. A PM concentrou suas guarnições na Zona Oeste da cidade, em bairros, como Ipiranga e Júlio de Mesquita Filho, além do Conjunto habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), na Zona Norte.

Já, a GCM ficou incumbida de proteger dois bairros com atuação máxima e montou postos fixos no Parque Vitória Régia e Paineiras, dando, ainda, apoio às ações no Jardim Ipiranga e às equipes de fiscalização a estabelecimentos comerciais, assim como na continuidade da Operação “Centro Seguro – Tolerância Zero”, de patrulhamento reforçado na região central.

Nove estabelecimentos foram fiscalizados durante a operação. Três deles, no Jardim Ipiranga, tiveram que encerrar as atividades: um descumpria as normas de combate à Covid-19, assim como outro que, ainda, não tinha alvará de funcionamento e onde foi constatado desrespeito à lei antifumo. O terceiro, além da falta do alvará, foi notificado por obstrução de calçada.

No Jardim Santa Cecília, os agentes notificaram um estabelecimento por falta de Inscrição Municipal, assim como outro, no Jardim São Guilherme. Locais no Jardim Leocádia, Vila da Fonte e Júlio de Mesquita Filho também foram visitados, mas não houve constatação de irregularidades.

“Foi uma operação de sucesso. Tratou-se de uma inovação na forma de atuar, para dar uma resposta efetiva, devido a uma mudança do padrão de comportamento das pessoas, que têm ido mais às ruas, quando o momento ainda é de cautela, quanto à Covid-19. Os resultados serão ponderados e as ações vão continuar. Elas não não têm um padrão fixo de atuação e serão montadas de acordo com a necessidade”, analisa o Coronel Vitor Gusmão.

Ele lembra que a população tem papel fundamental nessas operações e que pode continuar colaborando, via fone 153, da GCM, ou o 190, da PM, para fornecer informações que ajudem no trabalho das autoridades. “O objetivo, sempre, é garantir ações de segurança pública eficientes em Sorocaba”, conclui o secretário de Segurança Urbana.