Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

RMS lança Comitê para incrementar a economia

A primeira reunião está marcada para ocorrer no próximo dia 18, no Parque Tecnológico de Sorocaba

02 de Outubro de 2021 às 10:23
Ana Claudia Martins [email protected]
O Comitê de Desenvolvimento Econômico foi lançado ontem
O Comitê de Desenvolvimento Econômico foi lançado ontem (Crédito: Fábio Rogério )

*Matéria atualizadas às 19h10 com correção no nome do prefeito de Capela do Alto.

As 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) formaram um Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de desenvolver economicamente, atrair investimentos, empresas e gerar empregos para todos os municípios da região. A primeira reunião está marcada para ocorrer no próximo dia 18, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

O lançamento do Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico ocorreu na manhã desta sexta-feira (1), no PTS, e contou com a presença do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, o gerente do escritório regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Alexandre Martins, prefeitos e representantes dos municípios da RMS, vereadores da Câmara de Sorocaba, entre outras autoridades.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Sorocaba, o objetivo do Comitê é fazer reuniões de trabalho para formulação de ações de curto, médio e longo prazo, por meio de construção coletiva e pensamento integrado.

Além disso, o Comitê irá alinhar as políticas públicas e ações de desenvolvimento econômico, tornando a região alinhada e forte, e uma referência em liderança, com força para pleitear recursos, projetos, atração de investimentos e ações nas diversas instâncias, envolvendo todas as 27 cidades da RMS.

As reuniões irão ocorrer presencialmente no PTS, na sede da cada município ou de forma remota. Irão participar dos encontros, os próprios prefeitos ou representantes indicados por eles, além de representantes de instituições parceiras, como Sebrae-SP, Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), entre outras).

Os assuntos que serão debatidos nas reuniões são: inovação, atração, incentivos e disseminação das potencialidades da RMS, desburocratizarão e padronização de processos, planejamento e plano de ação, trabalho integrado e compartilhamento de informações e experiências, entre outros temas.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Sorocaba, Robson Coivo, o planejamento das ações do Comitê será pautado na observação individual e em grupo das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, além de plano de ação individual, com ações integradas observando o individual e regional. “Haverá muita troca de experiências, serviços, produtos e projetos, mapeando necessidades comuns, realizando pleitos unificados nas diversas entidades estaduais e federais.

De acordo com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o Comitê irá atuar de forma conjunta, buscando o desenvolvimento econômico não só da cidade, que é sede da RMS, mas também das demais 26 cidades. “A ideia é que todas as 27 cidades possam se desenvolver e fortalecer a RMS como um todo, visto que a Região Metropolitana de Sorocaba é uma das mais importantes do Estado e do Brasil, e com um grande potencial de desenvolvimento econômico”, destaca.

Manga disse ainda que o Comitê deverá se reunir já nas próximas semanas com o governo estadual, e mais adiante uma possível agenda com o presidente Jair Bolsonaro.

O prefeito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves (Kéke), presente no evento, disse que o município aderiu e aprova a criação do Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico. “A RMS e suas cidades têm um enorme potencial econômico, de atração de novas empresas, investimentos e geração de empregos. E juntos vamos somar forças para desenvolver ainda mais a RMS, não só do ponto de vista econômico. Quando uma empresa, por exemplo, por algum motivo, não se instala em Sorocaba, ela pode se instalar em alguma das 26 cidades, assim contribuindo também para que os moradores fiquem em seus municípios, permitindo um crescimento mais organizado e planejado, sem que muitas pessoas migrem para Sorocaba, que é a sede da RMS”, destaca.