Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Missas em Aparecidinha mantêm público reduzido

Ocupação máxima no Santuário subiu para 250 pessoas, ou 50%

02 de Outubro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Participantes deverão respeitar protocolos de segurança e praticar distanciamento.
Participantes deverão respeitar protocolos de segurança e praticar distanciamento. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (12/10/2021))

Mais uma vez as celebrações ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, serão realizadas com redução da capacidade máxima de público no Santuário de Aparecidinha, em Sorocaba. Porém, este será o evento com o maior número de fiéis desde o início da pandemia de Covid-19. Desta vez, o número máximo permitido no local aumentou para 250 pessoas, diferente do ano passado, que limitou o público em 120 participantes. Em um cenário normalizado, o espaço contemplava até 500 fiéis.

As programações começam amanhã (3), com o início da novena em celebração a Nossa Senhora Aparecida, que segue até o dia 11 de outubro com missas diárias às 19h30 no novo santuário. Esse ano, a novena substituiu o tríduo, que antes era celebrado entre os dias 9 e 11 de outubro. “Essa é uma novidade na programação, que precisou ser adaptada por conta da pandemia. Estamos fazendo a novena para dar oportunidade para mais pessoas participarem com segurança, evitando aglomerações”, destaca o padre Ricardo Chizzolini, pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Já no dia 12 de outubro, data em que é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, serão celebradas sete missas, com intervalos de duas horas entre elas para a higienização do local. Antes da pandemia eram realizadas nove missas na data. Desta vez, os horários serão: 6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. A missa das 12h será celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Júlio Akamine, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da rádio Cantate FM.

Protocolos

Durante as celebrações, os assentos disponíveis para o público serão preenchidos por ordem de chegada. Porém, no dia 12, os fiéis que não conseguirem se acomodar na igreja poderão acompanhar as missas na praça, já que haverá caixas de som do lado de fora. Os participantes deverão respeitar os protocolos de segurança, que incluem o uso de máscaras, a aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento social dentro da igreja, que terá lugares demarcados nos bancos.

Os preparativos para as celebrações começaram há cerca de um mês, com obras de revitalização, incluindo pinturas e manutenções nas paredes, no telhado e nas grades. Para o padre Ricardo, esse é um momento de esperança por dias melhores. “Queremos estar juntos a Maria e pedir a ela, que é Mãe de Deus e nossa Mãe, sua intercessão por todos nós, pelos enfermos e pelo fim da pandemia. Em nossas celebrações e orações, vamos ser conduzidos pelo tema “Com confiança e alegria, na casa da Mãe”. Estamos voltando aos poucos, seguindo os protocolos. Em meio a pandemia, vamos celebrar com fé, dignidade e esperança”, finaliza. (Jéssica Nascimento)