Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Municípios iniciam Campanha de Multivacinação

Iniciativa vai até o dia 29, com o objetivo de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes

02 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Estão disponíveis 16 tipos de vacinas que protegem contra 20 doenças.
Estão disponíveis 16 tipos de vacinas que protegem contra 20 doenças. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (1/10/2021))

Algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) iniciaram ontem (1º) a Campanha de Multivacinação. Em Sorocaba, as vacinas disponíveis estão sendo aplicadas em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. A campanha se encerrará no dia 29 de outubro. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com as indicações do Calendário de Vacinação. Outra intenção é a atualização da situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais, além de diminuir a incidência das doenças.

Entre as vacinas disponíveis na campanha, estão: BCG, de prevenção contra a tuberculose; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; meningocócica C e ACWY, contra meningites; tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; antivaricela; vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; hepatite A, hepatite B, febre amarela e poliomielite.

No dia 16, haverá o “Dia D” de vacinação, das 8h às 17h, nas 32 UBSs. Ontem, na UBS da Vila Haro, o trabalhador do comércio Marcos Andrade, 36 anos, foi até a unidade de saúde para tomar a vacina contra a gripe. Ele disse que já tinha procurado a vacina, mas não havia na ocasião. “Não tomei no período da campanha por conta do intervalo entre as doses da vacina contra a Covid-19 e depois não havia a vacina da gripe. Esperei chegar e tomei”, afirma.

Votorantim e Itapetininga

Os municípios de Votorantim e Itapetininga iniciaram ontem a Campanha de Multivacinação. Em Votorantim, a ação é realizada das 8h às 16h em 15 unidades de saúde da cidade para crianças e adolescentes com até 14 anos completos.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças ou jovens às unidades de saúde com carteira de vacinação em mãos. O profissional fará uma avaliação de quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

O objetivo é melhorar as coberturas vacinais. São oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o coronavírus, não será necessário intercalar as vacinas. Será possível recebê-las concomitantemente.

Em Itapetininga, a campanha também começou ontem e segue até o próximo dia 29, para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. As ações têm como objetivo oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a carteira de vacinação, e consequentemente, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de doenças, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Segundo a Prefeitura de Itapetininga, todas as unidades da zona urbana e rural estarão abertas para receber a população de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.

‘Dia V’ oferece a 1ª dose para quem tem 18 ou mais

A Prefeitura de Sorocaba realiza hoje (2) o “Dia V” para vacinar pessoas a partir de 18 anos e gestantes da mesma faixa etária, que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Serão disponibilizadas 2.400 vagas para esse público, por sistema de agendamento. A vacinação ocorrerá das 8h às 16h, em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Angélica, Aparecidinha e Escola.

O agendamento on-line foi disponibilizado às 19h30 da última quinta-feira (30). O acesso é pelo link www.sorocaba.sp.gov.br/cadastrovacina. (Ana Cláudia Martins)