Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeito anuncia reforço no policiamento contra pancadões na cidade

Força-tarefa, formada pela Polícia Militar e a Guarda Municipal, está nas ruas desde ontem

02 de Outubro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
No domingo (26), participantes de baile clandestino não respeitaram nem carro funerário.
No domingo (26), participantes de baile clandestino não respeitaram nem carro funerário. (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

 

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou, ontem (1º), o reforço no policiamento de combate aos pancadões da cidade nos fins de semana. A força-tarefa realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) começou ontem, quase uma semana após o polêmico episódio do baile funk clandestino no Jardim Ipiranga, em que ao menos dois jovens subiram no teto de um carro funerário.

A determinação foi anunciada pelo prefeito durante uma entrevista a uma rádio da região. Manga assistiu ao vídeo gravado no último domingo (26) que viralizou nas redes sociais, em que os rapazes dançam em cima de um carro funerário. O prefeito disse que tal atitude é uma “falta de respeito” e que, na mesma noite do ocorrido, conversou com o Coronel Vitor Gusmão, secretário de Segurança Urbana (Sesu), a fim de tomar providências para que isso não volte a acontecer na cidade.

O Cruzeiro do Sul pediu mais informações sobre as ações deste fim de semana à administração municipal. Em resposta, a Prefeitura comunicou que, por motivo estratégico, preferia não revelar detalhes, como os bairros a serem fiscalizados, horários, frotas e número de agentes, justamente para não prejudicar os trabalhos da operação, visto que os “fluxos”, termo usado pelos próprios participantes contam com atuação de olheiros que compartilham informações sobre o patrulhamento contra aglomerações nas mídias sociais.

Relembre o caso

No domingo (26), ao menos dois homens subiram no teto de um carro funerário, um deles chegou a dançar em cima do veículo. O fato ocorreu na rua José Prado Gutierrez, no Jardim Ipiranga, na zona oeste. Pessoas que participavam do evento irregular filmaram o fato. O registro viralizou nas mídias sociais e causou indignação na população.

A Ossel, a empresa funerária vítima da ação, divulgou nota de repúdio contra a situação. A equipe da empresa foi acionada para retirar um corpo de uma residência na rua José Prado Gutierrez, quando os funcionários foram surpreendidos por um baile funk. O veículo sofreu avarias e danos. Um boletim de ocorrência também foi registrado sobre a situação.

Um dos rapazes que aparece no vídeo foi identificado e exposto pelos próprios participantes do pancadão, que repudiaram tal atitude. Em alguns stories do Instagram, o homem chega até ser ameaçado. “Total falta de respeito mesmo, é Ossel gente Ossel! Carro que leva pessoa morta infelizmente, aí vem uns otário fazer isso na quebrada pra arrastar!! Aí a quebrada moia e não sabem o porque! Quanta estupidez [sic]”, diz uma das publicações. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)