Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Tamanduá-bandeira passa por check-up no Zoológico Municipal de Sorocaba

O animal está pesando 41 quilos e está em boa forma física e clinicamente saudável

01 de Outubro de 2021 às 11:37
Da Redação [email protected]
O exemplar macho, que nasceu no próprio Zoo, em abril de 2019, está pesando 41 quilos e está em boa forma física
O exemplar macho, que nasceu no próprio Zoo, em abril de 2019, está pesando 41 quilos e está em boa forma física (Crédito: Divulgação/Secom)

Um dos tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” passou, na última segunda-feira (27), por uma avaliação médica de rotina. O exemplar macho, que nasceu no próprio Zoo, em abril de 2019, está pesando 41 quilos e está em boa forma física e clinicamente saudável. Ele já está no recinto novamente, ativo à maneira dos tamanduás, cujo período de maior atividade é crepuscular.


Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada.


“O Zoológico de Sorocaba atua sempre comprometido com a conservação, que, conjuntamente com a Educação Ambiental, Pesquisa Científica, Bem-Estar Animal e Lazer, formam os pilares que sustentam os zoológicos contemporâneos. Agradeço à toda a equipe pelo trabalho fantástico que realiza em prol da nossa fauna silvestre”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto.


Para que os exames fossem feitos com toda a segurança para a equipe e para o animal, o tamanduá-bandeira foi anestesiado e levado ao Setor Veterinário do Zoológico. Lá, foi realizada a pesagem, conferência de microchip, avaliação clínica geral e coleta de sangue para exames laboratoriais.


É importante lembrar que a espécie encontra-se ameaçada de extinção na categoria Vulnerável. Na natureza, ela sofre diversas pressões relacionadas à perda de habitat, atropelamentos e queimadas. Frente a essas ameaças e ao declínio populacional da espécie, existem medidas para a sua conservação.


O “Quinzinho de Barros” faz parte do Programa de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas, que surgiu da cooperação entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O tamanduá-bandeira é uma das espécies englobadas por esse programa. “Por isso, a reprodução e manutenção de animais saudáveis é de suma importância para o sucesso da ação”, completa Prieto.


O Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.