Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Morador flagra descarte irregular de material hospitalar

Embalagens de soro fisiológico foram encontradas em container na Vila Fiori

01 de Outubro de 2021 às 10:43
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Embalagens de soro fisiológico dentro do prazo de validade foram encontradas dentro de container
Embalagens de soro fisiológico dentro do prazo de validade foram encontradas dentro de container (Crédito: Cortesia)

Um morador da Vila Fiori, zona norte de Sorocaba, flagrou um descarte irregular de material hospitalar na última quarta-feira (29), na rua Paes de Linhares, altura do número 1.646.

Veja o vídeo:

No vídeo enviado pelo morador, é possível ver dezenas de embalagens de soro fisiológico dentro do container. Os materiais são de 10 ml e 100 ml e ambos estão dentro do prazo de validade, marcado pelo laboratório para 07/2023 e 06/2023.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou ao Jornal Cruzeiro do Sul que acionou a empresa contratada de coleta domiciliar e hospitalar, para que providências sejam tomadas. Ainda de acordo com a Serpo, os resíduos foram coletados na quinta-feira (30), tratados e encaminhados para disposição final, conforme procedimento.

O responsável pelo descarte irregular está sendo investigado, para que haja autuação de um processo e aplicação das sanções previstas na legislação.

Caso recorrente

Este é o segundo caso de descarte irregular de lixo hospitalar flagrado nos últimos meses na cidade de Sorocaba. No dia 22 de julho, moradores do Jardim Jardim Casa Branca, zona norte de Sorocaba, se depararam com dois containers de lixo hospitalar.

Nas imagens que circularam pela internet, era possível ver materiais como roupas e lençóis, com identificação de hospitais que ficam localizados fora da cidade, como Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Hospital São Luiz e Hospital Estadual Mário Covas.

A prefeitura Municipal de Sorocaba realizou a retirada do material e afirmou ter entrado em contato com os contratados de coleta domiciliar e hospitalar para esclarecer e solucionar a situação.

Denuncie

Denúncias referentes a irregularidades no descarte de lixo hospitalar podem ser feitas à Visa Municipal, por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h.

Galeria

Confira a galeria de fotos