Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Internacional do Idoso

É possível envelhecer com saúde

01 de Outubro de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso.
Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. (Crédito: AGÊNCIA BRASIL)

A velhice, classificação para pessoas com 60 anos ou mais no Brasil, será categorizada, a partir de 1º de janeiro de 2022, como uma doença. O termo foi incluído na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em julho deste ano. No entanto, com uma população 60+ de quase 30 milhões no Brasil (cerca de 100 mil só em Sorocaba), todos eles estariam doentes?

Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso, e a geriatra Ana Paula Nana Pereira Martingo Delbaje deu sua opinião sobre o assunto. “Envelhecer, na verdade, deveria ser ‘ressignificar a vida’, mudar alguns conceitos e forma de fazer algumas coisas, mas, infelizmente, algumas pessoas acham que envelhecer é perder capacidades. Todos nós, geriatras, compartilhamos que é inadmissível, um absurdo, a velhice ser tratada como doença. Ela é um processo natural da vida, todos nós vamos envelhecer. A gente devia estar lutando para que não existissem mais preconceitos e para quebrar esses paradigmas, mas, ao contrário, temos essa classificação absurda”.

Não é só o Brasil: o mundo também tem tendência ao envelhecimento de sua população, mesmo com a pandemia de Covid-19. Isso se deve, entre outros fatores, ao aumento da expectativa de vida e à queda dos níveis de fertilidade, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Para que isso se mantenha desta forma, porém, é necessário uma série de políticas voltadas para esse público. Em Sorocaba, por exemplo, a Prefeitura conta com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), a qual atua ao lado de outras instâncias para a formulação e adequação de normas voltadas aos 60+.

“O Conselho, hoje, está pautado na aprovação de projetos. Nossas principais conquistas foram as pontes de negociação; a elaboração de políticas públicas juntamente com a Coordenadoria da Pessoa Idosa da cidade de Sorocaba; a liberação e ampliação de equipamentos de esporte e lazer para a população idosa, que está sendo retomado somente agora; e a efetividade de várias coisas que estavam paradas, como em relação à credenciamento de instituições de longa permanência”, explicou a Profa. Dra. Renata Marins, dentista, professora universitária e presidente desde agosto do ano passado do CMPI.

Segundo ela, o Conselho existe porque é a representação do povo, daquela parcela da população, dentro da Prefeitura. “São pessoas voluntárias que se inscrevem e são eleitas para compor o Conselho, para fomentar políticas públicas, fiscalizar entidades, aprovar projetos com liberação financeira. A população precisa do esporte, do lazer, da prevenção para um envelhecer saudável. Hoje, Sorocaba está aquém do ideal”, completou.

A cidade não tem, por exemplo, uma Instituição de Longa Permanência totalmente pública, somente possui parcerias, e nenhum Centro-Dia, antes chamado “creche” da pessoa idosa. Por outro lado, a Prefeitura oferece o Clube do Idoso e a Chácara do Idoso, que oferecem atividades esportivas, culturais e assistenciais às pessoas com mais de 60 anos, e outras iniciativas e convênios, como a Escola de Psicologia, que proporciona atendimento acessível às pessoas idosas no município.

‘Sweet 60’

Muitas pessoas se questionam ao chegarem na velhice, por isso, é essencial cuidar do corpo e da mente durante toda a vida, para que problemas sejam mitigados e, quem sabe, permaneçam inexistentes.

“É muito possível envelhecer com saúde e qualidade, mas a nossa vida mais velha depende dos cuidados e ritmo que a gente leva quando a gente é mais novo. Então, não adianta querer ter saúde e promover a saúde e agir preventivamente só depois de uma certa idade, a gente precisa cuidar do nosso envelhecimento desde sempre. Para isso, temos que cuidar do básico: alimentação, praticar atividade física, evitar algumas doenças ou complicações dela (pressão alta, diabetes, colesterol), evitar estresse e se manter intelectual e socialmente ativo”, contou Dra. Nana.

Segundo ela, muitos têm dificuldade em envelhecer, já que não têm uma referência real disso. “Acredito que as gerações passadas, atualmente nossa geração de idosos, têm muita dificuldade, porque não chegaram a ver pessoas que envelheceram, as pessoas não viviam tanto tempo e, quando viviam, tinham muitos problemas de saúde. Além disso, existe muito preconceito em envelhecer, em ser idoso, infelizmente isso é cultural. Nossa cultura não respeita os idosos como deveria. As pessoas têm medo de chegar naquela fase que vão se sentir inúteis, porque, para a sociedade, o idoso acaba sendo sem valia, infelizmente”.

Não tem -- e nem precisa -- ser assim. O Clube do Idoso de Sorocaba, localizado na Vila Pinheiros, por exemplo, atende atualmente cerca de três mil idosos e tem espaço para mais. É necessário ter acima de 55 anos e se inscrever para ganhar uma carteirinha, que dará direito a comparecer a uma série de atividades, como ginástica, alongamento, forró, oficina de memórias (jogos para reforçar a atividade cognitiva), entre outros. Hoje (1º), por exemplo, às 11h, os idosos inscritos participação de um curso de culinária sobre docinhos com leite em pó. Não é só lá: a velhice pode ser doce em outros lugares também.

Cidade tem agenda especial para idosos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), elaborou uma programação que se estende por todo o mês de outubro dedicada ao idoso. Hoje (1º), a Exposição Fotográfica “A Beleza da Pessoa Idosa” estará em cartaz no Pátio Cianê Shopping, no Centro, com fotos feitas no Recanto da Sabedoria e na Associação Sorocabana para Deficientes Visuais. Os visitantes poderão escrever cartas endereçada às pessoas que frequentam as entidades cadastradas no Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Na segunda-feira (4), haverá uma sessão de cinema vespertina inteiramente dedicada a esse público, no cinema do Shopping Sorocaba, com estimativa de atender cerca de 250 pessoas (idosos atendidos pela rede CRAS e já previamente convidadas). Na sequência, outras ações serão destinadas a grupos específicos ou com agendamento já iniciado, como a sessão de cinema “Recordar é Viver”, palestra dirigida aos moradores da Vila Dignidade, oficina culinária “Arte na Cozinha”, entre outros, além das atividades oferecidas pela Chácara e Clube do Idoso. A programação está no site da Prefeitura de Sorocaba. (Marina Bufon)