Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Cidades da região de Itapeva elegem prefeitos no domingo

Eleitores de Angatuba, Apiaí e Campina do Monte Alegre voltam às urnas

01 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Em Apiaí, 17.311 eleitores estão registrados no Cartório Eleitoral.
Em Apiaí, 17.311 eleitores estão registrados no Cartório Eleitoral. (Crédito: WIKIPEDIA)

Três municípios da região de Itapeva terão eleições suplementares no domingo (3). Angatuba, Apiaí e Campina do Monte Alegre estão entre as 13 cidades paulistas que realizarão um novo pleito para definir o prefeito e o vice-prefeito. A nova eleição, que teve a data alterada por conta da pandemia do novo coronavírus, deve ocorrer das 7h às 17h. Os eleitores que irão as urnas devem respeitar os protocolos sanitários contra a Covid-19.

De acordo com o Código Eleitoral, as eleições suplementares podem ocorrer se houver decisão da Justiça Eleitoral de indeferimento do registro, cassação do registro ou diploma, ou, ainda, perda de mandato de candidato mais votado em pleito majoritário, nos casos de abuso de poder político, econômico ou de autoridade; corrupção; fraude; utilização ilícita dos meios de comunicação social; dentre outras causas, independentemente do número de votos obtidos por ele. Foi por conta desses motivos que os três municípios terão um novo pleito.

Em Angatuba, o candidato mais votado em 2020 foi Carlos Augusto Rodrigues De Morais Turelli (PSDB), mas a Justiça Eleitoral o considerou inelegível com base na Lei Complementar 64/90, indeferindo sua candidatura devido à rejeição de suas contas de 2015 e 2016, quando ocupava o cargo de prefeito de Angatuba, por irregularidade insanável. Agora, três chapas disputam o pleito: pelo Avante, Juliano Volpi a prefeito e policial Plens a vice-prefeito; Maria Teresa do Dr. Demian e Vanuza da Saúde concorrem à prefeita e vice-prefeita, respectivamente, pelo PSDB; e a coligação “Renasce Angatuba” tem como candidatos Nicolas Basile a prefeito e Sandro Rodrigues como vice. No domingo, a cidade contará com oito locais de votação e 57 seções eleitorais. Estão aptos a comparecer às urnas 16.718 eleitores.

Em Campina do Monte Alegre, a nova eleição ocorre após o candidato mais votado nas Eleições de 2020, José Benedito Ferreira (PSDB), ter o seu registro de candidatura indeferido definitivamente pela Justiça Eleitoral ainda em 2020 e foi considerado inelegível em função do cometimento de ato doloso de improbidade administrativa. No novo pleito, estão concorrendo ao cargo de prefeito os candidatos Gil (PP), Professora Sirlei pela coligação “Compromisso com a Verdade” e Tiago do Zé Dito pela coligação “Juntos de Novo, é a Vontade do Povo!”. Eles têm como vices, respectivamente, Cido da Canarinho, Pedrinho Cem e Edmilson. O município tem 4.428 eleitores aptos a votar, distribuídos em 15 seções organizadas em 3 locais de votação.

Em Apiaí, na região do Vale do Ribeira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu, em dezembro de 2020, o registro de candidatura de Donizetti Borges Barbosa, então vencedor do pleito, por ato doloso de improbidade administrativa. Agora, estão concorrendo ao cargo de prefeito os candidatos Anderson Roza (Uma Nova História para Apiaí), Luciano Polaczek (PSDB), Passoca (Apiaí Maior que a Crise) e Sérgio da Padaria (#vamosjuntoscomgestaoetrabalho). Eles têm como vices, respectivamente, Joseni Barbosa, Gilbertão do Encapoeirado, Andrei Rafael Aliaga e Polaco Moura. O município tem 17.311 eleitores, distribuídos em 71 seções organizadas em 15 locais de votação. (Da Redação)